Grupo de refugiados norte-coreanos enviam panfletos em balão ao país

Fonte: Wikinotícias

26 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

No dia 25, 73º aniversário da eclosão da Guerra das Coreias, um grupo de desertores norte-coreanos que vivem na Coreia do Sul, enviou panfletos e remédios para a Coreia do Norte, prendendo-os a grandes balões.

No dia 26, um representante da Associação do Movimento Livre da Coreia do Norte disse: “Às 10:00 da noite passada, a cidade de Gimpo-si, província de Gyeonggi-do, enviou 200.000 folhetos norte-coreanos, 10.000 máscaras, Tylenol e livretos anexados a 20 grandes balões para o norte.”

Anteriormente, em outubro do ano passado e maio passado, esse grupo também enviou panfletos e remédios para a Coreia do Norte usando grandes balões.

O Ministério da Unificação da Coreia do Sul cancelou a permissão do grupo em 2020, alegando que a disseminação de panfletos para a Coreia do Norte ameaçava a vida e a segurança dos residentes na área de fronteira e causava tensão na Península Coreana.

Em resposta, esta organização entrou com uma ação contra o Ministro da Unificação exigindo o cancelamento da decisão, e perdeu no primeiro e segundo julgamentos, mas a Suprema Corte quebrou a decisão em abril e enviou o caso de volta ao Supremo Tribunal de Seul.

Fontes