Ex-soldado colombiano é condenado a 12 anos de prisão nos EUA por tráfico de drogas

Fonte: Wikinotícias

25 de abril de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira a condenação a 12 anos de prisão de Fabián Humberto Tovar Caicedo, ex-sargento da Inteligência do Exército colombiano.

"Tovar Caicedo organizou várias reuniões em apoio ao esquema de distribuição de cocaína. Ele e seus cúmplices conspiraram para enviar vários carregamentos, começando com 1.000 quilos de cocaína e subindo até 10.000 quilos para cada carregamento", disse o Departamento de Justiça em um comunicado.

A agência norte-americana disse que Tovar enviou um membro de sua organização criminosa ao México "para negociar o recebimento da cocaína com um oficial militar mexicano de alta patente".

Trata-se, informou a Justiça, do quinto oficial do exército colombiano a ser sancionado em relação ao narcotráfico.

Em uma das operações, descritas no documento, Tovar e seus cúmplices da Força Aérea tentaram enviar 1.773 quilos de cocaína da Colômbia para a Guatemala com destino aos Estados Unidos em 2017; no ano seguinte, tentaram novamente com 2.081 quilos de cocaína de seu país para o México.

O Departamento de Justiça não deu detalhes, mas garantiu que os dois esconderijos foram apreendidos pela polícia colombiana.

Por fim, o governo dos Estados Unidos agradeceu ao Gabinete de Assuntos Internacionais do Departamento de Justiça e a embaixada dos Estados Unidos em Bogotá por "fornecer assistência substancial para garantir a prisão e extradição dos réus".

Fontes