EUA e Reino Unido anunciam sanções ao Irã e militantes houthis

Fonte: Wikinotícias

27 de fevereiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos e Reino Unido sancionaram na terça-feira um vice-comandante do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica Iraniana e um militante houthi.

Os houthis localizados no Iêmen têm como alvo o transporte marítimo na área do Mar Vermelho há meses, raramente atingindo navios, mas forçando os transportadores de carga a abandonar a passagem mais curta da Ásia para a Europa através do Canal de Suez e, em vez disso, tomar a rota muito mais longa ao redor da ponta do África.

Os ataques aéreos estadunidenses e britânicos contra locais de mísseis houthi não conseguiram deter os ataques.

O funcionário do Departamento do Tesouro dos EUA, Brian Nelson, disse que “enquanto os houthis ameaçam persistentemente a segurança do comércio internacional pacífico, os Estados Unidos e o Reino Unido continuarão a perturbar os fluxos de financiamento que permitem estas atividades desestabilizadoras”.

As sanções visam especificamente Mohammad Reza Falahzadeh, o atual vice-comandante da Força Quds do IRGC, e o militante Ibrahim al-Nashiri.

O Tesouro também anunciou sanções contra o proprietário e operador de um navio utilizado para transportar mercadorias iranianas – a Cap Tees Shipping Company, com sede em Hong Kong.

As sanções bloqueiam quaisquer ativos que as entidades detenham nos EUA e quaisquer transações futuras com norte-americanos.

Fontes[editar | editar código-fonte]