Difunde-se no Twitter falso rumor sobre o Golpe de Estado em Portugal
2 de abril de 2012
Normalmente, as falsas mortes de pessoas famosas no Twitter são comuns "desta vez, elas se passou à mão", declaram dezenas de twitteiros. Uma falsa informação difundida sobre um Golpe de Estado em Portugal por alguns twitteiros, se fez eco em alguns meios de comunicação, levando a ser a hashtag #PrayforPortugal um dos temas mais comentado no Twitter em todo o mundo.
O rumor tomou mais força entre meia-noite e às 1 hora da madrugada de 3 de abril, quando usuários do Twitter como @MikelNhao difundiram o rumor como certo, alcançando o ponto alto quando @FacuDiazT exibiu várias montagens (incluindo eles aqui) simulando a web do diário El País e imagens supostamente capturadas das contas do twitter do El País e Associated Press, segundo na qual se confirmariam os rumores, enquanto ao mesmo tempo se denunciava censura por haver sido retiradas as fontes dessas imagens em seus locais originais.
A velocidade da difusão deste tipo de notícias na rede Twitter fez que a notícia dada por correta, até mesmo quando o hashtag resultava cômico (#PrayForPortugal). Uma simples observação do material gráfico apontado pelo @FacuDiaz permite observar que a hora em que tomou a captura de tela (21hs23in) é muito antiga do que estavam produzindo os eventos (entre meia-noite à 1 hora da madrugada).
É importante, destacar que, em nenhum caso, o diário El País ou Associated Press informaram a fraude, nem deram cobertura alguma a este.
Wikinotícias informou a situação e declarou que as informações não estavam confirmadas, apesar não produzir rastro das fontes de onde das que provinha o rumor nem o análise das falsas provas apontadas. Wikinotícias pediu a seus seguidores em Portugal informar a situação que está a acontecer. O usuário @artuuur se comunicou com Wikinotícias e confirmou que a situação é completamente normal e que se tratava de uma informação falsa.
“ | Parece ser que la comunidad twittera no se conforma con las muertes de famosos en Twitter, si no que ahora también derrocan gobiernos. (Parece ser que a comunidade twitteira não se conforma com as mortes de famosos no Twitter, mas que agora também derrubam governos.) |
” |
Fontes
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Se difunde en Twitter falso rumor acerca de golpe de Estado en Portugal", proveniente de Wikinotícias em Espanhol em sua versão de 3 de abril de 2012. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |