Covid-19: no Brasil, horas depois do Butantan anunciar a vacina ButanVac, Ministério da Tecnologia anuncia vacina Versamune

Fonte: Wikinotícias

26 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Cerca de sete horas depois do diretor Dimas Covas do Instituto Butantan anunciar, juntamente com o governador João Dória de São Paulo, a fabricação, a partir de maio, da vacina "100% brasileira" ButanVac, o governo federal, através do ministro Marcos Pontes da Ciência e Tecnologia, anunciou que havia pedido autorização à Anvisa para iniciar o estudo da vacina Versamune®️-CoV-2FC no Brasil.

O Butantan também havia anunciado que faria o mesmo pedido à Agência hoje.

A Versamune será desenvolvida em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (da USP), a empresa Farmacore e a PDS Biotechnology, dos Estados Unidos, mas também foi anunciada por Pontes como "100% brasileira" (veja aqui).

Embate entre Dória e Bolsonaro

A disputa de Bolsonaro e Dória durante a pandemia é histórica, com o governador criticando frequentemente a atuação do presidente na condução da crise. Outro embate envolveu a vacina CoronaVac, chamada por Bolsonaro de "a vacina chinesa de Dória", e o posterior lançamento nacional da vacinação, em 17 de janeiro de 2021, com Dória presente ao evento de início da imunização em São Paulo, após a Anvisa ter liberado a CoronaVac e a ChAdOx1.

Hoje Pontes disse que "do meu ponto de vista deve ter sido uma coincidência que ele [Doria] apresentou em São Paulo, o que é bom para o país. A gente precisa ter várias vacinas nacionais. É importante".

Notícias Relacionadas

Fontes