Coreia do Sul diz que Coreia do Norte lançou 2 mísseis balísticos

Fonte: Wikinotícias

15 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance em sua costa leste na quinta-feira, disseram os militares da Coreia do Sul, no que Pyongyang alertou que seria uma resposta "inevitável" aos exercícios de fogo que as forças de Seul realizaram no início do dia com tropas dos EUA.

O lançamento da Coreia do Norte foi o mais recente de uma série de lançamentos este ano. No mês passado, tentou, sem sucesso, lançar um satélite.

O último lançamento de míssil da Coreia do Norte ocorre quando o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, está em Tóquio para reuniões com seus colegas japoneses e sul-coreanos.

Sullivan se reuniu com Cho Tae-yong da Coreia do Sul e Takeo Akiba do Japão, discutindo o programa de mísseis da Coreia do Norte e os esforços de anos, mas inúteis, para fazer o país abandonar seu programa de armas nucleares.

Enquanto isso, em Washington, os EUA sancionaram dois norte-coreanos, Choe Chol Min e sua esposa, Choe Un Jung, que disseram estar ligados à aquisição de armas de destruição em massa por Pyongyang. Os EUA disseram que o casal trabalhou com cidadãos chineses para obter materiais para ajudar a construir mísseis norte-coreanos e facilitar o movimento de mais de mil trabalhadores norte-coreanos para a China para gerar renda para Pyongyang.

O Departamento do Tesouro dos EUA disse que quaisquer ativos que os dois norte-coreanos possam ter nos Estados Unidos foram congelados.

Fontes