Coreia do Norte afirma que soldado dos EUA que atravessou a fronteira pediu asilo

Fonte: Wikinotícias

17 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo norte-coreano alegou que Travis King, um soldado dos EUA que entrou na Coreia do Norte no mês passado, expressou sua intenção de pedir asilo.

A agência estatal de notícias da Coreia do Norte informou que "no decorrer da investigação, Travis King confessou que decidiu vir para a Coreia do Norte porque tinha sentimentos ruins sobre abuso desumano e discriminação racial na Forças Armadas dos Estados Unidos."

Além disso, "ele expressou sua vontade de buscar asilo na Coreia do Norte ou em um terceiro país, dizendo que estava desiludido com a sociedade americana desigual".

Esta é a primeira vez que a Coreia do Norte comenta oficialmente sobre o soldado King. O Departamento de Defesa dos EUA afirmou que ainda não confirmou a autenticidade da alegação.

O porta-voz do Pentágono disse em resposta: "Tal anúncio (da Coreia do Norte) não pode ser verificado" e "continuamos focados em seu retorno seguro".

O soldado King estava programado para ir aos Estados Unidos para receber ação disciplinar adicional no dia 17 do mês passado, mas depois de fugir do aeroporto, ele foi para a Coreia do Norte.

Fontes