Ciclone subtropical pode se formar na costa do Sudeste

Fonte: Wikinotícias

1 de novembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma área de baixa pressão que se formou na costa do Sudeste do Brasil pode adquirir características subtropicais na madrugada do dia 2 de novembro, segundo os portais Climatempo e MetSul Meteorologia.

Ambas as plataformas informaram em suas previsões que este ciclone pode agravar a situação de deslizamentos e inundações, pois chove em muitas áreas da região há vários dias. Além do Sudeste, áreas de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins também podem ter influência desta baixa, por conta da umidade da Amazônia. A ressaca pode passar dos 2m na costa entre São Paulo e Espírito Santo.

A MetSul, no entanto, foi mais além e reportou que pode haver a possibilidade deste sistema se transformar numa depressão subtropical, com chance muito remota de virar uma tempestade subtropical. O portal enfatizou que as rajadas de vento podem passar dos 70 km/h, além de haver risco de chuva volumosa em todo o Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e no extremo-sul do Espírito Santo.

Caso o Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil reconheça este sistema, este será o segundo a se formar em águas brasileiras em 2021. O último ciclone subtropical que atingiu o Brasil foi Raoni, que se formou inicialmente na costa do Uruguai.

Fontes