Cai o rublo e a queda na Bolsa de Moscou em uma terça-feira negra para a Rússia

Fonte: Wikinotícias

16 de dezembro de 2014

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na terça-feira, o rublo registrou outra queda acentuada. A moeda russa desceu para 20%, para um recorde de baixa de 100 rublos por euro e 80 por dólar, a metade do dia. A queda acentuada do rublo tem quebrado poupança praticamente todos os habitantes da Federação da Rússia, país e esperar um pouco de fim de ano festivo.

Finalmente, por volta de 05:17 hora local, chegou a 72,9 rublos por dólar, enquanto os russos começaram a desesperadamente fazer seu dinheiro em dólares em meio à forte preocupação que o governo implementa controles de câmbio para evitar partidas.

"Estamos em uma situação crítica. O que acontece agora não podia imaginar, mesmo na mais terrível pesadelo há apenas um ano", disse o vice-governador do Banco da Rússia Sergei Shvetsov. Na segunda-feira, o rublo perdeu 10% do seu valor; este ano já tinha desvalorizado em 60%.

O dia começou com um aumento de 9% em relação ao dólar na segunda-feira após a decisão do banco central a elevar taxa básica de juros. No entanto, pouco depois de ele inverteu seu avanço e caiu cerca de 19%, negociado a 80,1 rublos por dólar. Nesse momento, um momento de "pânico real" é acionado.

O revés ontem foi o pior sofrido pela moeda russa desde 1998. Nas primeiras horas de terça-feira, o Banco Central da Rússia decidiu subir 10,5% para 17% a taxa anual de referência, ou seja, o sexto aumento este ano. Justificando a sua decisão, o Banco observou que a medida visa conter a inflação e o colapso da moeda causada em parte pela queda dos preços do petróleo.

"Urge empréstimos aos bancos comerciais para evitar que este usar o dinheiro do banco central para a compra de câmbio, aumento da procura e da moeda nacional desvaloriza", diz La Jornada. Vladimir Putin, presidente russo, culpou especuladores e Oeste da queda dos preços do petróleo e pela depreciação da moeda de seu país.

Na terça-feira houve especulações de que a empresa de petróleo Rosneft atribuiu parte da responsabilidade pelo colapso do rublo. Ele assegurou que o óleo "se beneficiaria de uma tradução multimilionária para honrar seus compromissos"; seu presidente, Igor Sechin, descreveu-a como uma "provocação". Os participantes do mercado financeiro ainda, a desconfiança das autoridades causou antecipar para comprar o dólar, criando escassez e os efeitos negativos sobre a taxa de câmbio, disse o analista da Alfa-Bank, Natalia Orlova.