Bolsa de Valores de Teerã despenca após conflito Israel-Hamas

Fonte: Wikinotícias

9 de outubro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Bolsa de Valores de Teerão, no Irã, registou uma queda após os combates entre Israel e militantes do Hamas, com o índice geral caindo cerca de 51.000 pontos.

De acordo com a agência de notícias ISNA, empresas proeminentes na exploração de petróleo estiveram na vanguarda das transações do mercado de ações e todas experimentaram um declínio no domingo.

Numa mensagem através da plataforma X (antigo Twitter), o economista Siamak Ghasemi explicou que o ataque do Hamas a Israel e o início de um novo conflito são os riscos econômicos mais críticos no Irão, e possivelmente em todo o Oriente Médio, este ano.

Após o ataque de sábado do Hamas, que conta com o apoio da República Islâmica, o mercado cambial registou um aumento, com o dólar norte-americano atingindo 52.250 tomans iranianos até o momento.

O preço do dólar, ultrapassando os 51.000 tomans, quebrou o máximo anterior de 49.000 tomans, que tinha sido consistente nos últimos meses, apesar das garantias das autoridades iranianas de uma tendência decrescente no segundo semestre do ano.

De acordo com fontes de notícias nacionais iranianas, o preço das moedas de ouro Bahar Azadi subiu de aproximadamente 28 milhões de tomans para mais de 30 milhões.

Notícias relacionadas

Fontes