Blinken na Cisjordânia promete ajuda e proteção ao povo de Gaza

Fonte: Wikinotícias

5 de novembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, reuniu-se com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, no domingo, durante uma visita não anunciada à Cisjordânia, reafirmando o compromisso dos EUA em fornecer assistência humanitária vital e retomar os serviços essenciais em Gaza enquanto a guerra de Israel contra o Hamas continua.

O secretário dos EUA também deixou claro durante as conversações em Ramallah no domingo que os palestinos não devem ser deslocados à força, de acordo com o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

Blinken e Abbas discutiram os esforços para restaurar a calma e a estabilidade na Cisjordânia, incluindo a necessidade de parar a violência extremista contra os palestinos e responsabilizar os responsáveis, disse Miller.

“O secretário Blinken reiterou que os Estados Unidos continuam empenhados em promover medidas iguais de dignidade e segurança para palestinos e israelenses. O secretário também expressou o compromisso dos Estados Unidos em trabalhar para a realização das aspirações legítimas dos palestinos para o estabelecimento de um Estado palestino”, acrescentou Miller.

Durante a reunião, Abbas exigiu um cessar-fogo imediato de Israel, enquanto o Ministério da Saúde de Gaza afirmou que dezenas de pessoas morreram num ataque a um campo de refugiados durante a noite. Blinken apelou a pausas humanitárias no conflito, algo que Israel rejeitou até agora.

Abbas condenou o bombardeio de Gaza por Israel como uma “guerra genocida” e instou Blinken “a impedi-los imediatamente de cometer tais crimes”, informou a agência de notícias oficial palestina WAFA.

A visita não anunciada de Blinken à cidade de Ramallah, na Cisjordânia, seguiu-se à sua reunião no sábado com líderes árabes em Amã, na Jordânia. Ele também deveria visitar a Turquia.

Fontes