Blinken: EUA e estados árabes concordam que Gaza não pode continuar a ser controlada pelo Hamas

Fonte: Wikinotícias

5 de novembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse no sábado que tanto Washington como os estados árabes acreditam que o status quo de uma Gaza controlada pelo Hamas não pode continuar e que ele discutiu com os seus homólogos árabes como traçar um melhor caminho a seguir. rumo a uma solução de dois Estados.

Numa conferência de imprensa em Amã, ao lado dos seus homólogos egípcio e jordaniano, o principal diplomata dos EUA também disse que Washington estava preocupado com a violência extremista dos colonos na Cisjordânia.

Blinken reiterou que a visão do seu governo é que um “cessar-fogo deixaria o Hamas em condições de se reagrupar e repetir o que fez em 7 de outubro”.

No entanto, tanto Sameh Shoukry do Egito como Ayman Safadi da Jordânia fizeram apelos directos a cessar-fogo. “Não aceitamos que isto seja legítima defesa”, disse Safadi, em contraste com as declarações de Blinken, que insistiu que “Israel tem o direito e a obrigação de se defender”.

“Reunimo-nos hoje aqui partilhando os mesmos interesses e objectivos fundamentais de pôr fim a este conflito de uma forma que garanta a paz e a segurança duradouras na região. “Podemos ter pontos de vista e posições diferentes sobre certas medidas necessárias para atingir esse objetivo”, acrescentou Blinken, observando que os EUA continuam firmes na sua crença na necessidade de uma “pausa humanitária” para levar suprimentos às vítimas civis.

“As infelizes mortes em Gaza não podem ser justificadas”, acrescentou Shoukry.

Um ponto em que os Estados árabes e os EUA concordaram, segundo Blinken, foi que o status quo de uma Gaza controlada pelo Hamas não pode continuar e que discutiram como traçar um caminho melhor para uma solução de dois Estados.

Em Amã, Blinken reuniu-se com responsáveis ​​jordanianos, juntamente com ministros dos Negócios Estrangeiros árabes da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egipto e Qatar, bem como com o secretário-geral do comité executivo da Organização para a Libertação da Palestina.

Eles têm se reunido para traçar planos para acabar com a crise humanitária em Gaza e a guerra entre Israel e o Hamas.

Blinken também se reuniu com o primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati, no sábado.

Antes da visita de Blinken, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Jordânia, Ayman Safadi, disse num comunicado que Israel deve acabar com a guerra em Gaza, onde disse estar a cometer crimes de guerra ao bombardear civis e impor um cerco.

Fontes