Baleias e golfinhos ajudam o público infantojuvenil a conhecer a importância dos oceanos

Fonte: Wikinotícias

12 de março de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ainda que as baleias e golfinhos estejam presentes na costa brasileira, eles ainda são pouco contemplados pela literatura nacional e, sobretudo, por aquela destinada ao público infanto-juvenil. Com o objetivo de ampliar esse tipo de literatura com termos em língua portuguesa considerando os elementos culturais nacionais e produzir materiais didáticos de qualidade para jovens e crianças, foram lançados três livros e um audiolivro sobre baleias e golfinhos.

As obras foram produzidas por estudantes de graduação dos cursos de bacharelado de Oceanografia e de Ciências Biológicas da USP em conjunto com o professor Marcos César de Oliveira Santos, do Instituto Oceanográfico (IO) da USP e coordenador do Laboratório de Biologia da Conservação de Mamíferos Aquáticos (LABCMA).

Os livros fazem parte de uma iniciativa do professor em repensar os métodos de ensino das disciplinas e um incentivo à cultura e extensão, principalmente a partir de 2011 por meio do LABCMA. “Optei pela a reconstrução do conhecimento compartilhado em sala de aula, e adquirido em pesquisas pelos estudantes fora da Universidade, em produtos que pudessem alcançar um ampla gama de pessoas que não fazem parte da comunidade científica”, conta Santos. Os livros produzidos são parte desse projeto, assim como infográficos, jogos e podcasts já produzidos nos anos anteriores.

A produção desse tipo de material dirigido ao público geral tem ganhado mais apoio na USP a partir de iniciativas Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) da USP. “O LABCMA estruturou uma avenida de comunicação de ciências a não cientistas desde o seu estabelecimento”, pontua o professor. A existência de Bolsas PUB (Programa Unificado de Bolsas) também colaborou para que o projeto avançasse e se ampliasse. O programa atualmente é uma ação integrada das Pró-Reitorias de Graduação (PRG), Pesquisa e Inovação (PRPI) e PRCEU.

Maria Toninha e a profecia dos humanos cetáceos, de Iris de Moura e com ilustrações de Sabrina Raphaela Santos, conta a estória ficcional da menina Maria que vira toninha e passa a enxergar o oceano e seus animais de uma maneira diferente. Já Entre Baleias e Golfinhos, de Milena Lara e ilustrações de Gabriela Lara, é um passeio no fundo do mar que nos faz conhecer mais sobre e algumas das diferenças entre esses animais. Por fim, Conhecendo as baleias e os golfinhos, de Edinéia Barreto em parceria com o professor Marcos Santos, é uma obra que reúne as principais informações sobre algumas espécies desses animais e suas características.

Fontes[editar | editar código-fonte]