Autoridade Palestina pode reassumir governo da Faixa de Gaza

Fonte: Wikinotícias

27 de dezembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Autoridade Palestina (AP) anunciou que pode retomar o governo da Faixa de Gaza quando o conflito Israel-Hamas chegar ao fim. No entanto, segundo a VOA Português, ainda é incerto quem assumirá o controle do território que tem 2,2 milhões de habitantes, muitos dos quais viviam na pobreza antes do início da guerra, e a ocupação definitiva por Israel também não está descartada.

A Autoridade Palestina governa a Cisjordânia e é oposição do Hamas, que iniciou o conflito em 7 de outubro ao atacar comunidades israelenses perto da fronteira, matando centenas de judeus. Analistas político-sociais acusam o Hamas de negligenciar a população e apenas usar a Faixa como centro de treinamento e logística terrorista, tendo sido descobertos milhares de túneis subterrâneos, inclusive em escolas e hospitais, de onde os extremistas pretendiam invadir Israel,

A discórdia entre o Hamas e a AP

Nas eleições legislativas palestinas de 25 de janeiro de 2006, o Hamas emergiu vitorioso e nomeou Ismail Haniyeh como primeiro-ministro da Autoridade. No entanto, o governo palestino da unidade nacional efetivamente entrou em colapso, quando um conflito violento entre o Hamas e o Fatah entrou em erupção, principalmente na Faixa de Gaza. Depois que a Faixa de Gaza foi tomada pelo Hamas em 14 de junho de 2007, o presidente da Autoridade, Mahmoud Abbas, rejeitou o governo de unidade liderado pelo Hamas e nomeou Salam Fayyad como primeiro-ministro, rejeitando Haniyeh. O movimento não foi reconhecido pelo Hamas, resultando em duas administrações distintas: a Autoridade Palestina, liderada pelo Fatah, controla a Cisjordânia, enquanto o governo rival do Hamas domina a Faixa de Gaza. O processo de reconciliação para unir os dois governos palestinos conseguiu algum progresso ao longo dos anos, mas não produziu uma reunificação.

Referências

Fontes