Administrador de gerenciamento de emergência de Maui se demite

Fonte: Wikinotícias

18 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O prefeito de Maui aceitou a renúncia do administrador da Agência de Gerenciamento de Emergências.

Herman Andaya citou motivos de saúde para sua renúncia abrupta na quinta-feira. Sua renúncia ocorre um dia depois que ele defendeu não soar o sistema de sirene de emergência da ilha durante o incêndio da semana passada, que matou pelo menos 111 pessoas no que se tornou o incêndio florestal mais letal nos Estados Unidos em 100 anos.

"Dada a gravidade da crise que enfrentamos, minha equipe e eu colocaremos alguém nesta posição-chave o mais rápido possível e estou ansioso para fazer esse anúncio em breve", disse o prefeito Richard Bissen em comunicado na quinta-feira.

Andaya disse na quarta-feira que "não se arrepende" de não ter soado as sirenes porque elas são usadas principalmente para tsunamis, quando as pessoas são instadas a procurar terrenos mais altos. Ele disse temer que, se as sirenes tivessem sido ativadas, as pessoas teriam ido para o fogo em vez de se afastarem dele.

Os incêndios florestais, que a certa altura se espalharam por mais de um quilômetro por minuto, quase destruíram a cidade de Lahaina, um popular destino turístico à beira-mar.

Notícias relacionadas

Fontes