290 milhões de usuários de drogas em todo o mundo, diz ONU

Fonte: Wikinotícias

26 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As Nações Unidas anunciaram que o consumo global de drogas em 2021 aumentou 23% em comparação com 10 anos.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) disse no Relatório Mundial sobre Drogas 2023 divulgado no dia 25 que 296 milhões de pessoas usaram drogas em 2021, o que representa um aumento de 23% em 10 anos.

As Nações Unidas alertaram que as drogas sintéticas, "baratas, rápidas e fáceis de produzir", estão causando grandes mudanças no mercado mundial de drogas, com "consequências catastróficas".

O número de pessoas com deficiência causada pelo uso de drogas aumentou 45% durante esse período, e apenas uma em cada cinco pessoas com esse distúrbio é acompanhada, informou a AFP.

Em particular, o UNODC disse que o fentanil, uma droga sintética 50 vezes mais poderosa que a heroína, mudou fundamentalmente o uso de analgésicos sintéticos na América do Norte, e que a produção de tais drogas sintéticas deve aumentar ainda mais.

“Devemos intensificar a luta contra os traficantes de drogas que usam conflitos e crises internacionais para expandir a produção de drogas”, disse o diretor-geral do UNODC em comunicado à imprensa.

Fontes