Zelenskyy pede que UE sancione bancos russos e acabe com importações de petróleo

Fonte: Wikinotícias

12 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, pediu à União Europeia que sancione todos os bancos russos e suspenda as importações de petróleo russo, ao emitir seu último apelo na terça-feira por apoio ao fim da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Falando por vídeo a legisladores na Lituânia, Zelenskyy disse que se os países europeus continuarem a negociar com a Rússia, os líderes russos “saberão que ficarão impunes”.

Os membros da UE emitiram várias rodadas de sanções contra autoridades e empresas russas, mas relutam em cortar rapidamente as importações de gás e petróleo russos, como Zelenskyy pediu. Alguns líderes europeus expressaram preocupação sobre como tais ações afetariam suas economias devido à sua dependência do fornecimento de energia russo.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse na terça-feira que “certamente é impossível isolar alguém no mundo de hoje, especialmente um país tão grande como a Rússia”. Ele repetiu sua afirmação de que a “operação militar especial” da Rússia foi feita para proteger as pessoas no leste da Ucrânia e garantir a segurança da Rússia, acrescentando que a Rússia “não tinha outra escolha” e alcançará seus objetivos.

A Ucrânia disse na terça-feira que as forças russas estão tentando garantir o controle da cidade portuária de Mariupol, no sul, enquanto se preparam para operações na região leste de Donetsk.

A avaliação veio quando o Ministério da Defesa do Reino Unido disse que espera que os combates no leste da Ucrânia “se intensifiquem nas próximas duas a três semanas, à medida que a Rússia continua a reorientar seus esforços lá”. Um comunicado do ministério disse que a Rússia está retirando mais de suas forças da vizinha Bielorrússia e as redistribuindo para o leste da Ucrânia.

Putin e o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, devem se reunir na terça-feira para discutir o conflito na Ucrânia, segundo agências de notícias de ambos os países.

O prefeito de Mariupol, Vadym Boychenko, disse à Associated Press que mais de 10.000 civis morreram desde que a Rússia começou o cerco à cidade e disse que o número real pode ser o dobro.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse em um discurso em vídeo na segunda-feira que teme que a Rússia possa usar armas químicas na Ucrânia e pediu ao Ocidente que imponha sanções mais severas contra a Rússia para impedi-la de usar tais armas.

Zelenskyy disse que um representante de uma milícia pró-Rússia na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, disse que a Rússia pode usar armas químicas em Mariupol.

“Consideramos isso muito a sério”, disse Zelenskyy.

“Gostaria de lembrar aos líderes mundiais que o possível uso de armas químicas pelos militares russos já foi discutido. E já naquela época isso significava que era necessário reagir à agressão russa de forma muito mais dura e rápida”, disse Zelenskyy.

Fontes