Zelenskyy critica funcionários de Kiev por negligenciar abrigos antiaéreos

Fonte: Wikinotícias

2 de junho de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em seu discurso noturno em vídeo, Zelenskyy criticou as autoridades de Kiev por negligenciar o fornecimento de abrigos antiaéreos suficientes na cidade.

O presidente disse na sexta-feira que ordenou uma inspeção de todos os abrigos antiaéreos ucranianos em todo o país depois que uma menina de 9 anos, sua mãe e outra mulher foram mortas na quinta-feira por destroços de um ataque aéreo russo. Durante o ataque, as três vítimas foram trancadas na rua depois de encontrar um abrigo em Kiev fechado na manhã de quinta-feira.

“Infelizmente, ainda hoje – depois de tudo o que aconteceu – os residentes de Kiev postam repetidamente informações sobre a falta de acesso a abrigos”, disse Zelenskyy. “Esse nível de negligência na cidade não pode ser coberto por nenhuma desculpa.”

As mortes causaram protestos públicos e levaram Zelenskyy a prometer que todos os responsáveis ​​seriam responsabilizados - uma declaração amplamente vista como dirigida ao prefeito de Kiev, Vitali Klitschko. O prefeito é um ex-campeão mundial de boxe que já se desentendeu com o presidente antes. Durante um confronto em novembro passado, Zelenskyy acusou Klitschko de fazer um trabalho ruim ao montar abrigos de emergência para ajudar as pessoas sem energia e calor.

Fontes