Zelenskyy chega a Hiroshima para discursar na Cúpula do G7

Fonte: Wikinotícias

20 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Zelenski (de marrom) ao lado de Fumio Kishida

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, chegou ao Japão no sábado para uma cúpula diplomática com os líderes do G7, uma aparição que busca chamar a atenção global enquanto seus aliados intensificam a pressão sobre a Rússia por causa da invasão iniciada há 15 meses.

O Japão disse que a decisão de Zelenskyy de visitar Hiroshima se deve ao seu "forte desejo" de participar de negociações que influenciarão a defesa de seu país contra Moscou.

“Japão, G-7, reuniões importantes com parceiros e amigos da Ucrânia. Segurança e cooperação reforçada para a nossa vitória. A paz estará mais próxima hoje", tuitou Zelenskyy ao chegar a Hiroshima em um avião fornecido pela França.

Um funcionário da União Europeia, falando sob condição de anonimato para informar os repórteres sobre as deliberações, explicou que Zelenskyy participará de duas sessões separadas no domingo.

A primeira será exclusivamente com membros do G7 e terá como foco a invasão da Ucrânia, enquanto a outra contará com as demais nações convidadas para a cúpula e abordará “paz e estabilidade”. O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse que o presidente Joe Biden e Zelenskyy manterão contato direto durante a cúpula.

A confirmação da presença pessoal de Zelenskyy ocorreu quando o G7 revelou uma nova rodada de sanções contra Moscou, bem como outros planos para tornar as restrições financeiras existentes mais eficazes para minar a capacidade do presidente russo, Vladimir Putin.

Notícias relacionadas

Fontes