Zelensky diz que tropas ucranianas avançam na região de Zaporizhzhia
13 de outubro de 2025
Nesse domingo (12), o presidente Volodymyr Zelensky afirmou que a contraofensiva ucraniana havia conquistado avanços tanto na região sul de Zaporizhzhia quanto em uma área da região de Donetsk, epicentro do conflito, onde Kiev relatou vitórias.
Kiev afirma há várias semanas que suas tropas progrediram nas imediações da cidade de Dobropillia — próxima ao centro logístico de Pokrovsk, um dos principais objetivos das forças russas que avançam de forma lenta para o oeste na região de Donetsk.
No discurso noturno em vídeo, Zelensky afirmou que as forças de Kiev conquistaram mais de 3 km ao sul na região de Zaporizhzhia, e disse que "neste momento, as unidades ucranianas estão dando continuidade às nossas ações contraofensivas perto de Dobropillia, mas também em outros setores — particularmente na região de Zaporizhzhia, perto de Orikhiv".
O 24º Batalhão de Assalto Independente do Exército ucraniano, "Aidar", anunciou no Telegram que, em cooperação com outra unidade, havia tomado o controle de Mali Shcherbaky, uma aldeia situada entre Orikhiv e o rio Dnipro.
Um relatório do Ministério da Defesa da Rússia não mencionou os avanços ucranianos nem confirmou se Mali Shcherbaky havia sido capturada. No entanto, afirmou que as forças de Moscou atacaram tropas e recursos ucranianos na área de Zaporizhzhia, incluindo no vilarejo de Novoandriivka, próximo a Mali Shcherbaky e Orikhiv.
Segundo o comunicado, batalhões Aidar e 33º Regimento de Assalto Separado hastearam a bandeira ucraniana sobre Mali Shcherbaky.
O batalhão declarou, divulgando imagens que alegadamente mostram soldados ucranianos na vila. A afirmação não pôde ser confirmada pelo Kyiv Independent.
Mali Shcherbaky está localizado na área de Orikhiv, na região de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia. No começo do verão, as tropas russas começaram a avançar em direção ao assentamento. Conforme o grupo de monitoramento de campos de batalha de código aberto DeepState, o assentamento tem permanecido em uma área cinza contestada ou sob domínio russo desde aquele momento.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Zelenskiy diz que tropas ucranianas avançam na região de Zaporizhzhia — Universo Online, 12 de outubro de 2025
- ((en)) Ukraine war latest: Russia launched over 3,100 drones and almost 1,360 guided aerial bombs in a week; Ukraine liberated village in Zaporizhzhia Oblast — Kyiv Independent, 12 de outubro de 2025

