Saltar para o conteúdo

Zelensky diz estar pronto para se encontrar com Putin na Turquia na quinta-feira

Fonte: Wikinotícias

11 de maio de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou estar pronto para se encontrar com seu homólogo russo, Vladimir Putin, na Turquia, em 15 de maio.

"Não faz sentido prolongar os assassinatos. E esperarei por Putin na quinta-feira, na Turquia", disse Zelensky.

Enquanto os aliados da Ucrânia pressionam por negociações diretas entre a Rússia e a Ucrânia, Putin sugeriu que as negociações de paz sejam realizadas nos próximos dias.

"Esperamos um cessar-fogo a partir de amanhã – completo e duradouro, para fornecer a base necessária para a diplomacia", acrescentou Zelensky.

Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou em uma publicação nas redes sociais que a Ucrânia e a Rússia deveriam realizar negociações de paz "imediatamente".

"O presidente (russo) (Vladimir) Putin... não quer um acordo de cessar-fogo com a Ucrânia, mas sim se reunir na quinta-feira, na Turquia, para negociar um possível fim ao banho de sangue. A Ucrânia deve concordar com isso imediatamente", disse Trump em sua conta no Truth Social.

A Europa propôs aumentar a pressão de sanções sobre a Rússia em resposta à resistência do Kremlin aos esforços de cessar-fogo mediados pelos EUA. Putin rejeitou um cessar-fogo imediato e, em vez disso, sugeriu que negociações de paz diretas fossem realizadas em Istambul a partir de 15 de maio.

"Pelo menos eles poderão determinar se um acordo é possível ou não e, se não for, os líderes europeus e os EUA saberão a situação atual e poderão prosseguir de acordo!", acrescentou Trump.

"Estou começando a duvidar que a Ucrânia faça um acordo com Putin, que está muito ocupado comemorando a Vitória na Segunda Guerra Mundial... Marquem a reunião agora!"

O apoio de Trump às negociações propostas em Istambul marca uma mudança em relação à forma como outros líderes ocidentais — incluindo algumas autoridades americanas — responderam ao convite de Putin. Os aliados europeus da Ucrânia enfatizaram que um cessar-fogo deve ocorrer antes das negociações.

A Ucrânia já concordou com um cessar-fogo total de 30 dias proposto pelos EUA, afirmando em 11 de março que Kiev está pronta se a Rússia também concordar com os termos. Até agora, Moscou recusou.