Zelensky: Ucrânia precisa de heróis ucranianos vivos

Fonte: Wikinotícias

18 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky disse que esperava salvar a vida dos militares que defendiam a usina siderúrgica sitiada Azovstal.

“Esperamos poder salvar a vida de nossos caras”, disse Volodymyr Zelenskyy em sua mensagem de vídeo noturna. “Há feridos graves entre eles. Eles estão sendo ajudados. Quero enfatizar que a Ucrânia precisa de heróis ucranianos vivos. Este é o nosso princípio.”

Ele acrescentou que uma operação para resgatar os defensores de Mariupol havia começado.

O Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia no Facebook afirmou que “o mais alto comando militar emitiu uma ordem aos comandantes das unidades estacionadas em Azovstal para salvar a vida do pessoal.”

“A evacuação de 53 militares gravemente feridos começou. Eles foram levados para um centro médico em Novoazovsk. Outros 211 defensores foram evacuados pelo corredor humanitário para Olenevka com seu posterior retorno ao território controlado pela Ucrânia através do procedimento de troca”, diz o comunicado.

Um destacamento separado do propósito especial "Azov", a 12ª brigada da Guarda Nacional da Ucrânia, a 36ª brigada separada dos fuzileiros navais, guardas de fronteira, policiais, voluntários e a defesa territorial de Mariupol participaram da defesa de Mariupol, o Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia anotado.

“Mantendo posições em Azovstal, eles não permitiram que o inimigo transferisse um agrupamento de 17 grupos táticos de batalhão (cerca de 20.000 pessoas) para outras direções. Assim, impediram a implementação do plano de captura rápida de Zaporozhye, o acesso à fronteira administrativa das regiões de Donetsk e Zaporozhye e a criação de condições para cercar o grupo JFO”, diz o comunicado.

Fontes