Zelensky: O inverno será um ponto de virada na guerra

12 de setembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Já se passaram 200 dias desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, e é relatado que a Ucrânia tenta recuperar a área capturada com um contra-ataque maciço.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse em um discurso na reunião anual da Estratégia Europeia de Yalta, realizada em Kyiv, que a recente operação de contra-ataque rápido havia recapturado mais de 2.000 quilômetros quadrados de território no leste da Ucrânia.

O presidente Zelensky disse que este inverno será um "ponto de virada" e que este inverno permitirá que a Ucrânia saia da ocupação russa.

O exército ucraniano recapturou Igeum e Kupiansk, os pontos-chave da segunda cidade de Kharkiv, informou a BBC no dia 10.

O exército russo, que ocupava esta área, foi repetidamente empurrado para trás pela ofensiva ucraniana, eventualmente declarando que havia decidido "reorganizar a unidade" e praticamente se retirou.

Esta vitória é considerada a maior conquista do exército ucraniano desde o início da crise. Em particular, o local foi usado como base de suprimentos para o ataque ao Donbass depois que a Rússia o ocupou em abril.

Milhares de soldados russos abandonaram suas munições e equipamentos e fugiram, informou a Reuters, o que pode ser um ponto de virada decisivo que durou mais de seis meses.

Fontes