YouTube bloqueia conta do único candidato a liderança de Hong Kong

Fonte: Wikinotícias
John Lee

20 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O YouTube, de propriedade do Google, bloqueou a conta de campanha do único candidato à liderança de Hong Kong, John Lee, na quarta-feira, citando sanções dos EUA.

Lee estava entre um grupo de 11 altos funcionários do governo chinês e de Hong Kong sancionados pelo Tesouro dos EUA, incluindo a atual chefe-executiva de Hong Kong, Carrie Lam, por restringir as liberdades políticas sob a lei de segurança nacional de Pequim, imposta em junho de 2020.

Lee criou contas no Facebook e no YouTube para sua campanha em preparação para as eleições de 8 de maio, embora esteja concorrendo incontestável na votação para substituir Lam, que não está buscando outro mandato.

“O Google cumpre as leis de sanções aplicáveis dos EUA e aplica as políticas relacionadas de acordo com seus Termos de Serviço. Após revisão e consistente com essas políticas, encerramos o canal Johnlee2022 no YouTube”, disse a empresa em um e-mail sobre o uso de sua plataforma de streaming.

Separadamente, o dono do Facebook, Meta, disse que precisa observar a lei dos EUA e impedir que o ex-policial e secretário de segurança usem seus serviços de pagamento, mas que isso permitiria que ele mantivesse sua “presença desmonetizada” no Facebook e no Instagram.

“Se identificarmos contas mantidas por ou em nome de pessoas na lista de cidadãos especialmente designados do governo dos EUA, temos a obrigação legal de tomar certas medidas”, disse a empresa em comunicado, segundo a Bloomberg.

Lee disse que a mudança não afetará sua tentativa de liderar o centro financeiro pelos próximos cinco anos.

“Essas chamadas sanções contra mim não são razoáveis, são bullying, estão intencionalmente pressionando, tentando me forçar a hesitar”, disse Lee em uma entrevista coletiva.

Lee estava transmitindo ao vivo suas reuniões para a mídia e figuras políticas no Facebook e no YouTube antes de ser suspenso das plataformas.

O YouTube já havia suspendido figuras importantes, incluindo o ex-presidente dos EUA Donald Trump e o criminoso sexual condenado R. Kelly; no entanto, é incomum que a plataforma impeça candidatos eleitorais.

“Em relação a algumas mídias (sociais) às quais não terei acesso, me sinto decepcionado, mas isso não afetará meu esforço eleitoral”, disse ele.

A votação envolve 1.500 membros do comitê eleitoral que selecionará o novo líder de Hong Kong. Lee já garantiu 768 indicações do comitê, acima das 188 necessárias para concorrer.

Fontes