Xi Jinping reclama publicamente ao primeiro-ministro Trudeau

Fonte: Wikinotícias

17 de novembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente chinês Xi Jinping foi capturado pela mídia enquanto reclamava com o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau.

A mídia canadense noticiou ontem (16) que os dois líderes tiveram uma conversa na Cúpula do G20 realizada em Bali, na Indonésia.

De acordo com a imprensa, o presidente Xi levantou um problema com o primeiro-ministro Trudeau por meio de um intérprete, dizendo: “Tudo o que discutimos foi publicado no jornal” e que era “inapropriado”.

Era uma denúncia sobre o vazamento do conteúdo da reunião privada com o primeiro-ministro Trudeau no dia anterior.

“Se formos sinceros, podemos nos comunicar bem respeitando um ao outro”, afirmou o intérprete de Xi. “O Canadá apoia o diálogo livre, aberto e franco”, respondeu Trudeau. “Continuaremos a trabalhar construtivamente juntos, mas haverá áreas em que discordamos”.

Então, com uma expressão firme, o presidente Xi disse: “Vamos criar as condições primeiro”, e então apertou brevemente a mão do primeiro-ministro Trudeau e saiu da sala de conferências.

É extremamente incomum que as conversas informais do presidente Xi sejam expostas à mídia.

A discordância entre China e o Canadá chegaram ao auge em 2018, quando o Canadá prendeu Meng Wanzhou, vice-presidente da gigante chinesa de telecomunicações Huawei, e a China prendeu dois canadenses sob acusações de espionagem.

Fontes