Xi Jinping e Putin se reúnem para discutir questões da Ucrânia e Taiwan

Fonte: Wikinotícias

15 de setembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente chinês Xi Jinping e o presidente russo Vladimir Putin se reuniram no Uzbequistão na tarde do dia 15 para discutir formas de fortalecer a cooperação bilateral e questões internacionais.

Na cúpula, sabe-se que a invasão da Ucrânia, a crise de Taiwan e a cooperação econômica serão discutidas como temas principais.

É o primeiro encontro cara a cara entre os dois líderes desde que foram o início de fevereiro pela cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, e é o primeiro desde a invasão da Ucrânia pela Rússia.

A partir de uma visita ao Cazaquistão, país da Ásia Central, no dia 14, o presidente Xi retomou a diplomacia de cúpulas no exterior, suspensa há mais de dois anos e meio devido à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, o presidente Xi chegou ao Uzbequistão naquela noite depois de completar uma visita de Estado ao Cazaquistão.

Mais cedo, Yuri Ushakov, conselheiro de relações exteriores do Kremlin, disse a repórteres no dia 13 que "os dois líderes discutirão questões bilaterais e importantes regionais e internacionais".

Em particular, Ushakov disse que os dois líderes discutirão questões da Ucrânia e de Taiwan, que teriam "significado especial" dada a situação geopolítica.

Fontes