Wikipedia Itália bloqueada: não à diretiva da UE sobre direitos de autor

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


4 de julho de 2018


Nenhum acesso à Wikipédia em italiano em 3 de julho. A comunidade italiana decidiu bloquear pequisas suas páginas como protesto contra a diretiva de direitos autorais em questão no Parlamento Europeu que, de acordo com a mais famosa enciclopédia da Internet, "ameaça a liberdade online e cria barreiras ao acesso à Internet".

O usuário ao tentar fazer qualquer pesquisa, lhe aparecera uma nota explicando o protesto [1]. Os deputados são convidados a "rejeitar o texto atual e reabrir o debate". Com efeito, em 5 de Julho, o Parlamento Europeu será chamado a decidir em plenário se deve ou não acelerar a aprovação da directiva. Segundo a Wikipedia, "em vez de atualizar as leis de direitos autorais na Europa para promover a participação de todos na sociedade da informação, novas barreiras, filtros e restrições são impostas".

Se a legislação for aprovada pelo Parlamento Europeu, as empresas que dão acesso a uma grande quantidade de dados gerados pelo usuário, como a Wikipedia, devem tomar medidas para verificar todo o conteúdo enviado pelos usuários antes da publicação. "Se a proposta fosse aprovada, seria impossível compartilhar um artigo de jornal nas redes sociais ou encontrá-lo em um mecanismo de busca, a própria Wikipedia se arriscaria a fechar", diz a página da Wikipédia em italiano.

Esta em discussão na Wikipédia em português se deve haver algum tipo de protesto [2].

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati