Wikipédia em português comemora 20 anos de sua existência

Fonte: Wikinotícias

19 de maio de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Logotipo que ganhou a votação interna, feita pelo usuário Tetizeraz

No dia 11 de maio, a Wikipédia em português comemorou o aniversário de 20 anos da sua existência, e com essa data especial os editores do projeto decidiram fazer algumas modificações, contando com a personalização do seu logotipo e com comunicado destinado à imprensa dos editores do projeto.

História

Mas antes de chegar aos 20 anos, os editores da versão em português já planejavam várias formas de comemorar essa data, na qual em janeiro desse ano foi realizada uma votação interna para decisão de uso de um logotipo especial (veja a esquerda), e acabou sendo aprovada pela comunidade local com a duração votada para 2 meses, e ainda com votação em andamento, os editores trabalhavam na preparação de um comunicado para a imprensa.

E com a chegada dessa data, os editores disponibilizaram uma página especial (WP:20 anos) com um clique num banner acima de todas as páginas na plataforma, que permite que todos os editores e internautas que acessam o projeto, sendo os utilizadores registrados e os utilizadores não registrados (em suas edições publicadas aparecem os seus IPs) que ainda continuam impedidos de editar em outras páginas na plataforma sem se registrarem, desejassem ou deixassem uma mensagem para os internautas comemorarem junto os 20 anos.

Festa da Wiki-Lusofonia

A comunidade local também comemorou alguns dias antes essa data, elaborando uma festa transmitida no YouTube, na qual estiveram envolvidos a equipe do Art+Feminism, Creative Commons Brasil, Foto Community User Group, GLAM Bibliotecas da USP, História na Wiki, Wiki Editoras Lx, Wiki Movimento Brasil e Wikimedia Portugal.

Mitos criados nos últimos 20 anos

A Wikipedia tem uma vida útil mais longa do que a maioria dos sites, por isso tornou-se parte da cultura popular. Como resultado, existem muitos mitos, rumores e informações sobre enciclopédias virtuais (alguns são verdadeiros, outros não).

A primeira coisa que precisa ser desmistificada é a chamada "falta de credibilidade" das informações na "Wikipedia". Para inserir um artigo nele, deve haver um processo de redação preciso, uma fonte confiável de informações e um tratamento justo do tema. Quando a equipe perceber que o autor está inclinado para o lado, o artigo será questionado ou até mesmo excluído.

Muitas pessoas querem ser citadas na plataforma, mas poucas pessoas aparecem notoriamente na plataforma. A plataforma também não pode ser usada como principal fonte de disseminação, como blogs, porque só coleta conteúdo de outros sites confiáveis ​​da web.

Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.

Fontes