Wikinotícias adota nova regra e notícias passam a precisar ter ao menos 4 linhas de texto

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

13 de fevereiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A Wikinotícias agora tem uma nova regra, que pode ser consultada em Políticas Oficiais. Segundo o novo regulamento, "as notícias no Wikinotícias devem ter no mínimo 4 linhas e 2 parágrafos". A mudança vem após um debate entre os usuários ativos dias atrás.

Um usuário explicou: "outras versões do Wikinotícias (como a anglófona) também estabeleceram um mínimo", enquanto outro justificou: " o importante é o texto ter ao menos quatro linhas. A Wikinotícias em espanhol permite que o que chama de "Notícias Breves" tenham o mínimo de três linhas, porém utilizando predefinições diferentes do das notícias normais e com o aviso de ser uma "Breve". A Wikinotícias anglófona não permite este tipo de notícias".

A regra, no entanto, não chega a ser uma novidade, já que o Guia de Estilo sugere um primeiro e demais parágrafos, explicando: "o primeiro parágrafo deve ter entre 50 a 80 palavras e usar de uma até três sentenças" (...) "toda questão levantada no primeiro parágrafo deve ser tratada aos poucos, em detalhe, no restante do artigo".

Motivo para eliminação rápida

A partir de agora, as páginas que não estiverem em conformidade com a nova regra, podem ser marcadas com "ER", o que significa que irão para a seção "eliminação rápida" para serem excluídas.

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador. Veja a página de discussão para mais detalhes.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit