Wikinotícias:Resolução de disputas

Fonte: Wikinotícias


O Wikinotícias é uma comunidade, o que significa que temos que trabalhar juntos. As notícias geralmente têm mais de um usuário trabalhando nelas e, às vezes, eles discordam sobre como ela deve ser escrita.

Se você não concordar com uma notícia, tente chegar a um consenso e pare de editar até resolver o problema. Por favor, não participe de guerras de edição com outros usuários; essa não é uma maneira útil de resolver disputas e não melhora o Wikinotícias. Em vez disso, siga o processo descrito aqui para resolver desacordos e impedir que eles se transformem em disputas sérias.

Nota: Essas etapas foram projetadas para resolver desacordos entre duas ou mais partes. Vandalismo e violações flagrantes das normas de conduta do Wikinotícias podem resultar em bloqueios. Na maioria das situações, no entanto, uma má conduta deve ser tratada usando os princípios descritos aqui.

Etapa um: evitar[editar código-fonte]

A melhor maneira de resolver uma disputa é evitá-la em primeiro lugar.

Seja respeitoso com os outros e com seus pontos de vista. Seguir a política de ponto de vista neutro ajudará você a escrever de modo que poucos vão se opor.

Quando alguém faz uma edição que você considera tendenciosa ou imprecisa, melhore a edição, em vez de revertê-la. Forneça um bom resumo de edição ao fazer alterações significativas às quais outros usuários possam se opor. Se você encontrar um comportamento rude ou inadequado, resista à tentação de responder da mesma forma.

Etapa dois: página de discussão[editar código-fonte]

O primeiro recurso na resolução de quase qualquer conflito é discutir o problema em uma página de discussão. Entre em contato com a outra parte na página de discussão desse usuário ou use a página de discussão da respectiva notícia.

Ao discutir um problema, mantenha a calma e não faça ataques pessoais. Leve em consideração a perspectiva da outra pessoa e tente chegar a um consenso. Suponha que a outra pessoa esteja agindo de boa fé, a menos que você tenha evidências claras do contrário.

Nesse estágio e durante todo o processo de resolução de disputas, conversar com outras partes não é simplesmente uma formalidade a ser cumprida antes de passar para a próxima etapa. O não prosseguimento da discussão de boa fé mostra que você está tentando seguir a disputa em vez de resolvê-la. Isso tornará as pessoas menos simpáticas à sua posição e poderá impedir que você use efetivamente os estágios posteriores.

Por outro lado, discussões prolongadas e negociações sérias entre as partes, mesmo que não sejam imediatamente bem-sucedidas, mostram que você está interessado em encontrar uma solução que se encaixe nas políticas do Wikinotícias.

Etapa três: peça ajuda à comunidade[editar código-fonte]

Acalme-se
Acalme-se...

As disputas podem esquentar, e é natural ficar com raiva, e talvez imaginar a outra parte como maliciosa, desonesta ou simplesmente arrogante. Neste ponto, é hora de tomar uma boa xícara de chá e sentar. Pense em algo 100% agradável de dizer sobre a pessoa.

Se as coisas parecerem complicadas, qualquer uma das partes pode pedir ajuda à comunidade. Muitas vezes, a participação de terceiros pode reduzir bastante as acusações amargas que ocorrem quando você tenta resolver um problema por conta própria. Muitas vezes, a comunidade está disposta a ver os dois lados e pode ajudar você e seu colega.

Etapa final: traga aqui[editar código-fonte]

Se você acha que a disputa está ficando fora de controle e tentou as etapas um e dois, informe na página de discussão para que outros usuários possam comentar sobre a disputa.

O Wikinotícias trabalha através da construção de consenso. Para desenvolver um consenso sobre um tópico em disputa, pode ser necessário expor o problema a um público maior. Qualquer usuário pode comentar sobre a disputa, porém ataques pessoais não são aceitáveis.

Os usuários diretamente envolvidos na disputa podem solicitar que um ou mais outros usuários atuem como mediadores na disputa. Uma vez alcançada a resolução, a discussão será arquivada.