Wikinotícias:Redação/Reportagens originais (10/12/2011)

Fonte: Wikinotícias

Foi sugerido , na mailing list da Wikimedia Brasil, a possibilidade de uso do Wikinotícias para publicar notícias sobre os eventos que participamos ou organizamos, mas descobri que há uma regra neste projeto que restringe essa possibilidade a usuários com, no mínimo, 500 edições. Essa restrição foi aprovada em 2006, mas o texto da política é o mesmo usado em outras versões, que não restringe isso, e diz: "se sente que é capaz, talvez seja útil fazer jornalismo em primeira mão". Esta restrição também não existe nas versões em espanhol e inglês. Na missão do projeto, é dito que "em sua fase inicial a Wikinews lusófona trabalha com pequenas quantidades de notícias não originais, agregado de resumos de notícias oriundas de fontes externas". Mas não está claro quando termina essa fase inicial, e como usa o verbo no presente ("trabalha"), fiquei na dúvida. O texto da missão está assim há um ano.

Bom, gostaria de sugerir a revisão dessa decisão de cinco anos atrás, já que os tempos são outros, e hoje os projetos wiki contam com uma comunidade, ao menos em potencial, muito maior do que àquela época. Começamos a pensar atividades que envolvem o uso deste projeto em universidades e em eventos voltados ao público em geral, e esse realmente pode ser um obstáculo significativo no ano que vem. Não que este seja o único empecilho, há outras mudanças que gostaria de propor, mas isso é o principal. O que acham? CasteloBrancomsg 23h58min de 10 de Dezembro de 2011 (UTC)

A Wikinews sempre receberá de braços abertos usuários que venham aqui para trabalhar e para sugerir mudanças Castelo, entretanto não posso dizer o mesmo quando a posição é a de "pentelhar". Mas indo ao ponto da sua questão, acho que na fase em que nos encontramos, estamos mais para o "ignore todas as regras". Se a wmb pensa em ações para esse projeto estes são bem vindos. E por mim qualquer ação que envolva maior contribuição e desenvolvimento de notícias é bem vindo. O que aconteceu aqui na realidade, é que devido a falta de editores, muitas políticas acabaram sendo alteradas por outros textos e por isso acabam existindo duas versões de uma mesma política, minha sugestão nesse caso é a de que a regra/decisão mais atual é a que está em vigor. Portanto, o que realmente vale é o texto mais recente de Wikinotícias:Reportagens originais. Mas se acha necessário uma formalização disso, por mim ok, tem meu concordo. ---- @lestaty discuţie 00h22min de 11 de Dezembro de 2011 (UTC)

Viu, falei, ninguém me ouve, hehehhehe. Rodrigo Tetsuo Argenton 00h43min de 11 de Dezembro de 2011 (UTC)