Wikinotícias:Redação/Reforma da organização jornalística colaborativa (06/02/2010)

Fonte: Wikinotícias

Proponho que a wikinoticias se divida em três sessões:

  • Notícias: aonde se produziria material puramente objetivo-factual-neutro. Só poderiam produzir aqui os wikireporter (nível 1).
  • Editorial: aonde se produziria aqui material crítico-analítico (artigos, crônicas, colunas, etc). Só produziriam aqui os wikicolunistas (nivel 2)
  • Forum(assembléia): aqui seria o ambiente democrático. Aonde se elegeria os wikijornalistas (reporters e colunistas). Haveria três tipos de colaborador.
  • Participante: participa das votações gerais, dos debates e se candidata aos "cargos" da comunidade wikinoticias.
  • Organizador: administra, regula e julga todos os processos do forum(assembléia). Eleitos por eleição geral.
  • Jornalista: produtores do jornalismo.
    • wikireporters: se gabaritou por produzir matéria jornalística objetiva, neutra, concisa e bem escrita.
    • wikicolunistas: provavelmente um professor universitário, gabaritado por sua formação intelectual e suas contribuições ao portal.
    • wikieditores: gerenciaria a sessão notícias e editorial. Garantiria a objetividade das notícias e a diversidade ideológica do editorial

É interessante analisarmos a questão do editorial, que é o que atualmente não existe no portal, pois ele se propôe apenas a noticias factuais. A questão da factualidade é problemática filoficamente. Um fato pode ser reportado de diversos ângulos, mesmo tendo toda a atençao para a objetividade, alem do que um fato é ainda um objeto sem sentido, que merece a análise crítica do que se proporia uma sessão editorial. Conceitualmente o editorial seria a contrapartida subjetiva e qualificada da sessão de notícias, com ela seria garantida a objetividade das notícias, pois toda produção jornalística de cunho mais subjetivo teria uma sessão própria para tal.

Outra questão que acho interessante é realizar um debate para o modo de como seria eleito cada membro. Um ponto importante que defendo é que as doações para o portal sejam remanejadas para os jornalistas(produtores) do portal, e que cada jornalista tenha um índice de reconhecimento que lhe dará uma participação acionária maior no fundo de doações. Dessa forma se tornará possível a participação ativa de jornalistas gabaritados para, estimulados por essa política, possam viver de jornalismo colaborativo. E com o impenho de cada um desses, se incrementará qualitativamente a produção jornalistica do wikinews. o comentário precedente não foi assinado por Johan reed (discussão • contrib.)