Wikinotícias:Redação/Matérias sobre Notícias antigas : Matérias sobre acidentes aéreos importantes do passado (12/03/2007)

Fonte: Wikinotícias

Eu estava pensando em fazer um mini-projeto pessoal pra escrever sobre os acidentes de avião antigos. Principalmente pra ver os motivos.


Não seriam bem notícias, pois são antigas. Seriam reportagens. Não cabe na wikipédia porque ainda é uma notícia. Notícia antiga, mas notícia. E nem todas são tão importantes assim para ficar lá.

A importância maior é para o próprio jornalismo. Notícias de acidentes as vezes vem acompanhadas de um histórico sobre acidentes semelhantes que ocorreram no local. E para fazer isso, acho melhor dar um link do wikinews pra pessoa ver a nossa notícia do acidente, do que mandar um link para um site externo quando poderia estar perfeitamente aqui.


Fiz uma lista inicial na Categoria:Acidentes aéreos, q tem 29 acidentes, de fevereiro deste ano até maio de 2004.

Como ainda não entendi direito como funciona pra escrever notícias antigas, to aqui novamente.


Como faço ?

Que categoria q boto na data ? A do dia que eu fizer ? Mas isso não vai dar confusão na hora de procurar as notícias ?

Que data coloco na notícia ? Ou deixo sem data ? Por mim eu deixava sem data. Porque uma reportagem sobre uma notícia sendo escrita um tempo depois não importa tanto quando que ela foi escrita. Ou então, que colocasse só a data, mas sem a categoria da data.

Como é o comando da página principal pra mostrar as notícias recentes ? Porque acho q essas notícias antigas deveriam ou ficar em um local separado ("notícias antigas recentes") ou não aparecer na lista pra pessoa não ler o título e pensar que aconteceu agora.


Notícias longas que demoram de se desenrolar, poderia ser feita uma matéria. Tipo, os acidentes normalmente demoram até fazer a investigação, determinar as causas e os culpados, pagar pelo crime, etc. Colocar tudo junto seria uma boa maneira de juntar 5 ou 6 notícias em um único local facilitando o acompanhamento do caso.

Claro que nessas matérias ficaria bem escrito as datas para as pessoas não se perderem na linha do tempo. Poderia inclusive fazer uma cronologia dos acontecimentos no final da matéria.

Não poderia ter uma matéria sem ter uma notícia. Ou melhor, só poderia criar e atualizar uma matéria (que estaria protegida) depois de se escrever uma notícia sobre o tema da atualização. Isso é para evitar que ficasse sendo atualizado apenas as matérias e não viesse nada na forma das notícias. Pra isso ela ficaria protegida para os utilizadores registrados, e só seria desprotegida quando um deles desse o link para uma notícia relacionada (no wikinews). E essa proteção ficaria mesmo se a política de proteção de notícias antigas fosse mudada (tendo tratamento diferenciado as notícias e as matérias).


O que eu to querendo fazer é uma matéria pra cada notícia dos acidentes aéreos que tiveram. Não vou fazer tudo junto, claro. Nem sei quando vou começar a fazer. Mas por enquanto só to reunindo os links. E vou ter q pesquisar as conclusões dos acidentes antes de começar uma matéria.


Tem como criar uma categoria separada das notícias, como uma categoria "Matérias" ?

Rjclaudio 19:59, 12 março 2007 (UTC)