Wikinotícias:Redação/Atualizar dados de notícias antigas (1 ou 2 meses atrás) (23/02/2007)

Fonte: Wikinotícias

No dia 15 de janeiro escrevi a notícia Circuncisão diminui riscos de contrair HIV, usando os números dos testes da época, sendo que os testes tinham sido interrompidos recentemente, não tendo sido publicado os dados finais.

Agora, dia 23 de fevereiro, veio uma notícia falando que com os dados finais os números são maiores (a proteção q antes era de 50% passou para 65%).


Qual o melhor modo de se atualizar uma notícia antiga ? Eu fiz uma "seção" falando dos dados finais dos testes, comecei dizendo q uma notícia do dia 23 de fevereiro informou q ... etc, para mostrar q aquela parte foi inserida depois do restante da notícia ter sido escrita.

Teria um modo melhor ? Ou não se deve mudar notícias antigas, devendo criar uma notícia nova de duas ou três linhas apenas para informar que mudaram os números ?

Rjclaudio 23:31, 23 fevereiro 2007 (UTC)

Deve-se criar uma notícia nova. É a melhor estratégia. Mexer em notícias antigas tem duas desvantagens: uma é que notícias antigas são menos lidas do que notícias novas; outra é que se as notícias antigas ficarem mudando muito, se perde em credibilidade. --Carlosar @ 01:11, 27 fevereiro 2007 (UTC)
Outra coisa: não basta dizer: "Circuncisão diminui riscos de contrair HIV". Você tem que informar claramente quem disse isso (cientista ou grupo de cientistas) e se houver alguma opinião discordante você deve mencionar. Além disso você deve explicar claramente como foi feito o estudo para se chegar à conclusão. --Carlosar @ 01:11, 27 fevereiro 2007 (UTC)