Virada Científica deixa USP com as portas abertas por 24 horas
12 de outubro de 2014
Brasil —
A Universidade de São Paulo (USP) promove até as 8h de amanhã (11) a primeira edição da Virada Científica, evento inédito no país. A instituição vai manter as portas abertas ao público durante toda a noite com diversas atividades. O evento começou hoje (10) às 8h. Entre as atividades programadas para as 24 horas da virada estão a simulação de um terremoto, visita ao interior de uma célula humana gigante, shows de física, química e matemática, workshop de criação de jogos de tabuleiro, palestras, caminhada monitorada, futebol de robôs, observação de pássaros e observação noturna do céu.
“Queremos mostrar que a ciência e o conhecimento existem como uma tentativa de resolver as questões da vida, sociais, a questão, enfim, do humano. Ao mesmo tempo, ela [a virada] tem uma dimensão pedagógica e significa a abertura da universidade para a cidade, para a sociedade - já que nós somos uma instituição da sociedade”, destacou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, coordenadora-geral do evento.
Estão sendo realizadas mais de 60 atividades, entre oficinas, experimentos, jogos, palestras, sessões de cinema e de planetário - boa parte delas voltadas às crianças. As atividades ocorrem na Cidade Universitária, no Instituto Butantan, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), na Faculdade de Medicina (zona oeste), na Casa de Dona Yayá (centro) e no Parque CienTec (zona sul).
Seis museus da USP também estão abertos ao público: Museu de Arte Contemporânea da USP, Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu Republicano Convenção de Itu, Museu de Anatomia Veterinária, Museu Oceanográfico e Museu de Geociências. Os organizadores esperam que cerca de 10 mil pessoas visitem e participem da Virada Científica, que tem entrada gratuita.
Fontes
Bruno Bocchini. Virada Científica deixa USP com as portas abertas por 24 horas— Agência Brasil, 12/10/2014
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. Ajude a reescrever as notícias. | ||
![]() |
A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) libera seus conteúdos à Agência Brasil sob domínio público e os termos de uso dela. |
![]() |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|