Virada Científica deixa USP com as portas abertas por 24 horas

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

12 de outubro de 2014

Brasil

A Universidade de São Paulo (USP) promove até as 8h de amanhã (11) a primeira edição da Virada Científica, evento inédito no país. A instituição vai manter as portas abertas ao público durante toda a noite com diversas atividades. O evento começou hoje (10) às 8h. Entre as atividades programadas para as 24 horas da virada estão a simulação de um terremoto, visita ao interior de uma célula humana gigante, shows de física, química e matemática, workshop de criação de jogos de tabuleiro, palestras, caminhada monitorada, futebol de robôs, observação de pássaros e observação noturna do céu.

“Queremos mostrar que a ciência e o conhecimento existem como uma tentativa de resolver as questões da vida, sociais, a questão, enfim, do humano. Ao mesmo tempo, ela [a virada] tem uma dimensão pedagógica e significa a abertura da universidade para a cidade, para a sociedade - já que nós somos uma instituição da sociedade”, destacou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, coordenadora-geral do evento.

Estão sendo realizadas mais de 60 atividades, entre oficinas, experimentos, jogos, palestras, sessões de cinema e de planetário - boa parte delas voltadas às crianças. As atividades ocorrem na Cidade Universitária, no Instituto Butantan, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), na Faculdade de Medicina (zona oeste), na Casa de Dona Yayá (centro) e no Parque CienTec (zona sul).

Seis museus da USP também estão abertos ao público: Museu de Arte Contemporânea da USP, Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu Republicano Convenção de Itu, Museu de Anatomia Veterinária, Museu Oceanográfico e Museu de Geociências. Os organizadores esperam que cerca de 10 mil pessoas visitem e participem da Virada Científica, que tem entrada gratuita.

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati