Virada Científica deixa USP com as portas abertas por 24 horas

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

12 de outubro de 2014

Brasil

A Universidade de São Paulo (USP) promove até as 8h de amanhã (11) a primeira edição da Virada Científica, evento inédito no país. A instituição vai manter as portas abertas ao público durante toda a noite com diversas atividades. O evento começou hoje (10) às 8h. Entre as atividades programadas para as 24 horas da virada estão a simulação de um terremoto, visita ao interior de uma célula humana gigante, shows de física, química e matemática, workshop de criação de jogos de tabuleiro, palestras, caminhada monitorada, futebol de robôs, observação de pássaros e observação noturna do céu.

“Queremos mostrar que a ciência e o conhecimento existem como uma tentativa de resolver as questões da vida, sociais, a questão, enfim, do humano. Ao mesmo tempo, ela [a virada] tem uma dimensão pedagógica e significa a abertura da universidade para a cidade, para a sociedade - já que nós somos uma instituição da sociedade”, destacou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, coordenadora-geral do evento.

Estão sendo realizadas mais de 60 atividades, entre oficinas, experimentos, jogos, palestras, sessões de cinema e de planetário - boa parte delas voltadas às crianças. As atividades ocorrem na Cidade Universitária, no Instituto Butantan, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), na Faculdade de Medicina (zona oeste), na Casa de Dona Yayá (centro) e no Parque CienTec (zona sul).

Seis museus da USP também estão abertos ao público: Museu de Arte Contemporânea da USP, Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu Republicano Convenção de Itu, Museu de Anatomia Veterinária, Museu Oceanográfico e Museu de Geociências. Os organizadores esperam que cerca de 10 mil pessoas visitem e participem da Virada Científica, que tem entrada gratuita.

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati