Vinte estados processam o governo dos EUA por facilitar migração

Fonte: Wikinotícias

25 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Vinte estados estadunidenses controlados pelos republicanos entraram com uma ação na terça-feira pedindo a um juiz federal do Texas que interrompa um programa recentemente introduzido pelo governo Biden que permite que até 30.000 imigrantes de quatro países entrem no país legalmente todos os meses se tiverem patrocinadores.

A Flórida liderou na terça-feira o processo.

“Os querelantes declaram… enfrentam danos substanciais e irreparáveis ​​pelo abuso do departamento de sua autoridade de liberdade condicional, potencialmente permitindo que centenas de milhares de estrangeiros adicionais entrem em cada um de seus territórios já sobrecarregados”, diz o processo, que foi apresentado pelos governadores.

Nesse programa, os migrantes podem ser aprovados para viver e trabalhar nos EUA, desde que tenham um patrocinador financeiro no país.

Anunciado pelo presidente Biden no início deste mês como parte de uma nova estratégia para impedir travessias ilegais de fronteira, o programa permite que imigrantes qualificados de Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela vivam e trabalhem nos EUA legalmente.

Desde que as medidas foram anunciadas no início de janeiro, o número médio diário de migrantes detidos após cruzar a fronteira EUA-México sem permissão legal caiu mais de 40%, segundo estatísticas internas do governo.

Mas a coalizão de estados liderada pela Flórida alegou em seu processo que a política de patrocínio expande ilegalmente o escopo da liberdade condicional, que argumentou que só pode ser usada em casos extraordinários.

Os estados também disseram que as autoridades deveriam ter permitido comentários públicos sobre o programa antes de implementá-lo.

Fontes