Vietnã prende usuário do Facebook por 8 anos por postagens 'antiestatais'
8 de julho de 2020
Na terça-feira, um tribunal do Vietnã condenou um homem a oito anos de prisão depois de considerá-lo culpado de enviar postagens antiestatais em sua conta do Facebook, informou o Ministério da Segurança.
Apesar da ampla reforma econômica e da crescente abertura às mudanças sociais, o Partido Comunista, no poder do Vietnã, mantém uma forte censura da mídia e tolera poucas críticas.
Nguyen Quoc Duc Vuong, 29 anos, foi acusado de "fabricar, armazenar, espalhar informações, materiais, itens com o objetivo de se opor ao Estado" em um julgamento de um dia na província de Lam Dong, no planalto central, disse o Ministério da Segurança Pública. em um comunicado de imprensa.
Vuong foi acusado de transmitir 110 horas de vídeos e escrever 366 postagens em sua conta do Facebook para manchar a imagem de Ho Chi Minh, líder fundador do Vietnã, e espalhar propaganda anti-Estado, disse o ministério.
Phil Robertson, vice-diretor da Human Rights Watch na Ásia, disse que a sentença de Vuong foi "ultrajante e inaceitável".
"O Vietnã deve reconhecer que expressar opiniões políticas contrárias à linha do Partido Comunista não deve ser crime", disse ele em um comunicado por e-mail.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Vietnam jails Facebook user for 8 years over 'anti-state' posts— Bangkok Post, 7 de julho de 2020
AFP. Vietnam jails Facebook user for pro-democracy broadcasts— Channel News Asia, 7 de julho de 2020
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|