Vietnã prende usuário do Facebook por 8 anos por postagens 'antiestatais'

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

8 de julho de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Na terça-feira, um tribunal do Vietnã condenou um homem a oito anos de prisão depois de considerá-lo culpado de enviar postagens antiestatais em sua conta do Facebook, informou o Ministério da Segurança.

Apesar da ampla reforma econômica e da crescente abertura às mudanças sociais, o Partido Comunista, no poder do Vietnã, mantém uma forte censura da mídia e tolera poucas críticas.

Nguyen Quoc Duc Vuong, 29 anos, foi acusado de "fabricar, armazenar, espalhar informações, materiais, itens com o objetivo de se opor ao Estado" em um julgamento de um dia na província de Lam Dong, no planalto central, disse o Ministério da Segurança Pública. em um comunicado de imprensa.

Vuong foi acusado de transmitir 110 horas de vídeos e escrever 366 postagens em sua conta do Facebook para manchar a imagem de Ho Chi Minh, líder fundador do Vietnã, e espalhar propaganda anti-Estado, disse o ministério.

Phil Robertson, vice-diretor da Human Rights Watch na Ásia, disse que a sentença de Vuong foi "ultrajante e inaceitável".

"O Vietnã deve reconhecer que expressar opiniões políticas contrárias à linha do Partido Comunista não deve ser crime", disse ele em um comunicado por e-mail.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com