Vietnã leva o blogger da prisão para o hospital psiquiátrico

Fonte: Wikinotícias

9 de dezembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um blogueiro vietnamita detido em maio sob acusações de produzir propaganda anti-Estado foi transferido da prisão para um hospital psiquiátrico em Hanói.

Pham Chi Thanh, comumente conhecido como Pham Thanh, cobria política e questões sociais em seu blog Ba Dam Xoe e costumava trabalhar para a estação de rádio estatal Voice of Vietnam.

O blogueiro estava sendo mantido em prisão preventiva nos termos do Artigo 117 do Código Penal, por supostamente produzir e manter documentos “de propaganda contra o Estado”. Sua prisão ocorreu alguns meses depois que ele publicou um livro que critica o presidente e secretário-geral do Partido Comunista Nguyen Phu Trong.

As autoridades transferiram Pham Thanh para uma clínica psiquiátrica no final de novembro, disse a esposa do jornalista Nguyen Thi Nghiem à Voz da América vietnamita.

Junto com as críticas ao partido, Pham Thanh escreve sobre a agressão de Pequim no Mar da China Meridional, a fraca resposta do Vietnã às disputas marítimas, corrupção, poluição ambiental e violações dos direitos humanos.

A esposa de Pham Thanh disse à Voz da América que o blogueiro deveria ser libertado porque ele não é culpado. “Estou preocupado porque ele foi enviado para a psiquiatria e pode ser coagido com tratamentos mentais”, disse Nghiem.

Thanh é o segundo blogueiro a ser transferido para um hospital psiquiátrico este ano.

Le Anh Hung, um colaborador e blogueiro da Voz da América, foi transferido para um hospital psiquiátrico em abril. Hung foi preso em julho de 2018 por "abusar das liberdades democráticas para infringir os interesses do Estado", nos termos do artigo 331 do Código Penal de 2015 do país, e ainda aguarda julgamento.

Fontes