Verão começa com temperaturas amenas em Portugal

Fonte: Wikinotícias

21 de junho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Por Tempo Portugal

Para trás ficou mais um fim de semana caracterizado por uma situação meteorológica adversa no nosso país, com a ocorrência de aguaceiros fortes, acompanhados em ocasiões de trovoada, vento e granizo. A maior parte da instabilidade concentrou-se, sobretudo, no interior das regiões Norte e Centro de Portugal.

O verão astronómico começa chuvoso em quase todo o país

Hoje é o solstício de verão, mas nem por isso a estação arrancou em Portugal com o calor que tipicamente a representa. Aliás, o panorama meteorológico apresenta em perspectiva alguns períodos de chuva ou aguaceiros, bem como um ambiente bastante mais fresco do que o normal ao longo dos próximos dias.

Para já, nas próximas horas os remanescentes de uma área de baixa pressão que passou pelo extremo norte do nosso país, contribuirá para a queda de aguaceiros, em geral, fracos no país, sendo que podem ser localmente mais frequentes e intensos a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até ao meio da tarde. Distribuir-se-ão de maneira mais dispersa pela região Centro, sobretudo no litoral, podendo ocasionalmente surgir no interior. Só a região do Algarve escapa, com céu pouco nublado.

Entre terça e quarta-feira, uma outra área de baixa pressão em altitude soltar-se-á da corrente de jato, sendo logo imediatamente reabsorvida pela mesma, atingindo-nos sob a forma de um cavado. Amanhã, os aguaceiros serão fracos no litoral Norte e Centro até meio da manhã, sendo que durante a tarde a instabilidade arrastar-se-á para outras regiões do país, tais como o interior Norte e Centro e o Alto Alentejo. Aí, existirão energia e convecção suficientemente disponíveis para o possível desenvolvimento de trovoada. Será mais provável nos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda não se descartando a sua ocorrência mais a sul, noutros pontos do interior do país.

Nas últimas horas de terça-feira (22), as condições de instabilidade já praticamente se terão dissipado, restando apenas alguma nebulosidade. Na quarta-feira (23) começa lentamente a impor-se uma situação meteorológica de maior estabilidade, caracterizada pelo reforço das altas pressões, resultando não só na subida das temperaturas como também em céu limpo. Os períodos de céu nublado surgirão de forma mais pontual apenas pelo interior da região Norte.

Tendência rumo à estabilidade, embora com alguma incerteza

Entre quinta e sexta-feira teremos um dos período mais quentes da semana. Com a retirada do ar frio em altitude, dá-se o reforço do bloqueio exercido pelo anticiclone que se refletirá numa escalada acentuada das temperaturas, sobretudo das máximas. Os valores térmicos estarão muito mais em consonância com o normal para esta época do ano.

É de salientar a ausência de calor intenso, dado que só na reta final da semana os termómetros vão atingir ou ultrapassar os 35 ºC em pontos do Baixo Alentejo (distrito de Beja), tais como Cuba e Ourique, só para citar alguns exemplos. No sábado poderá inclusive ficar mais quente, em mais áreas do país, com o calor a abarcar outros pontos do Alentejo, da Beira Interior e do Ribatejo. As intrusões consecutivas de ar frio impedem, de momento, que os termómetros disparem e, para já, não existem sinais de nenhuma onda de calor.

De momento não há sinais de ondas de calor

As ‘invasões’ de ar polar estão a fazer com que numa grande parte deste mês as temperaturas estejam condicionadas em relação ao que é habitual. Com exceção de alguns dias, em geral as tempestades assumiram um protagonismo maior do que as temperaturas elevadas. De agora em diante, a pouco e pouco, as altas pressões deverão tomar as rédeas.

E nos Arquipélagos?

Na Madeira prevê-se períodos de alguma nebulosidade e chuviscos no arranque da semana. Depois, as temperaturas relativamente frescas ou amenas continuarão, com o sol a impor-se progressivamente no arquipélago com o decorrer da semana.

Atenção ao arquipélago dos Açores! Semana de céu muito nublado, com chuviscos residuais e máximas de 21 ºC. Possível situação de chuva intensa, com fortes rajadas de vento e ocorrência de trovoada a partir de quinta-feira em todos os Grupos de ilhas. Nalgumas ilhas de maior relevo, a situação poderá repetir-se na sexta-feira.

Fonte