Vôo MH17 foi abatido por um míssil de fabricação russa, conclui informe internacional

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

13 de outubro de 2015

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A queda do voo MH17 no Leste da Ucrânia em julho de 2014 foi provocada por um míssil BUK que atingiu o aparelho do lado esquerdo do cockpit, concluiu a investigação do Departamento de Segurança da Holanda.

“O voo MH17 caiu em consequência da detonação de uma ogiva no exterior do avião, contra o lado esquerdo do cockpit”, afirmou em entrevista o presidente do departamento, Tjibbe Joustra. “A ogiva corresponde ao tipo de mísseis instalados nos sistemas terra-ar BUK”, do tipo 9N314M, de fabricação russa, acrescentou.

Os investigadores não conseguiram determinar o local exato do lançamento do míssil, tendo identificado apenas uma área de 320 quilômetros quadrados no Leste da Ucrânia, controlada pelos separatistas pró-russos.

A investigação sobre a queda do voo da Malaysian Airlines, ocorrida em 17 de julho de 2014 e na qual morreram as 298 pessoas que seguiam a bordo, concluiu também que, após a explosão, “a parte da frente do avião foi arrancada e o avião partiu-se no ar”.

“Não se pode excluir [a hipótese de] que alguns ocupantes tenham permanecido conscientes por algum tempo durante o minuto a minuto e meio que durou a queda”, embora seja “improvável” que tenham percebido o que estava acontecendo, concluíram os investigadores.

A explosão do míssil teve diferentes consequências para os ocupantes do avião, dependendo da proximidade do local de impacto. É certeza, por exemplo, que a explosão foi imediatamente fatal para as pessoas que estavam dentro da cabine.

Os investigadores também analisaram as razões pelas quais o avião sobrevoava uma zona de conflito e concluíram que “havia razões suficientes” para as autoridades ucranianas fecharem o espaço aéreo sobre a zona de conflito, como medida “de precaução”.


De acordo com o Gabinete de Segurança Holandês, que coordena a pesquisa internacional, Malaysia Airlines Voo 17, caiu 17 jul 2014 na Ucrânia, foi abatido por um míssil BUK de fabricação russa. Esses mísseis são usados como defesas aéreas e destruir seus alvos por uma explosão nas imediações, sem impacto direto, o que explicaria por que o avião não se desintegram completamente no ar. "O avião caiu após explodir uma ogiva para fora do avião à esquerda da cabine", disse Tjibbe Joustra, presidente do Gabinete de Segurança Holandês.

Por outro lado, as autoridades de Moscou negar qualquer envolvimento no incidente. "Descobrimos que um míssil de terra atingiu a Boeing voando sobre a Ucrânia e só poderia ser um 9M38 de sistema BUK, o último dos quais foi produzido na União Soviética em 1986", disse Yan Novikov, diretor do fabricante estado armas Almaz-Antey. A Rússia também afirma que esses mísseis não são utilizados desde 2011.

Russo Sergei vice-chanceler Ryabkov, descreveu como "parcial" dessa pesquisa lamentando que "apesar das repetidas tentativas de organizar e de pesquisa, de forma a ser compreensível e justa, e considerando a informação que temos prolongado, há uma óbvia tentativa de tirar uma conclusão seguindo ordens políticas ".

Os pesquisadores concluíram que o míssil foi disparado a partir de uma área de cerca de 320 quilômetros quadrados, destruindo o primeiro táxi e deixando nenhum sobrevivente permanece espalhados ao longo de 50 quilômetros perto da aldeia ucraniana de Grabovo, em Donetsk. No mesmo dia, outra aeronave 160 sobrevoou a área e que as autoridades ucranianas não limitaram os voos, fato que tem sido criticado na investigação. "Kiev deve ter fechado o seu espaço aéreo como medida de precaução", dizem eles.

No vôo Malaysian Airlines MH17 298 pessoas, 196 delas morreram de nacionalidade holandesa. A aeronave voou cerca de 10 quilômetros acima da zona de conflito, onde as tropas separatistas enfrentaram contra o exército ucraniano, cujo espaço aéreo foi fechado. O sistema BUK é fornecido com um radar móvel de transporte interceptar aeronaves inimigas com um míssil que exceda três vezes a velocidade do som. Apenas eles tiveram que passar dez segundos desde o lançamento até o momento do impacto.

Quem e de onde o míssil é disparado, são questões que vêm à tona em 2016, quando tornados públicos os resultados de Gabinete do Ministério Público responsável pela investigacón. Enquanto isso, a Rússia e a Ucrânia ainda estão culpando um ao outro.

Fontes