Vírus da varíola do macaco é encontrado na saliva e no sêmen de infectados

Fonte: Wikinotícias

19 de julho de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O DNA do vírus da varíola do macaco muitas vezes pode ser detectado em diferentes amostras de indivíduos infectados, incluindo saliva e sêmen. Esta é a conclusão de um estudo realizado pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) e publicado na última edição da revista Eurosurveillance, uma revista sobre vigilância de doenças infecciosas, epidemiologia, prevenção e controle de publicações científicas.

O principal modo de transmissão da doença é através do contato com as lesões infectadas, mas este estudo mostra que a transmissão também pode ocorrer através de fluidos sexuais (como o sêmen) e saliva. Isso poderia explicar o rápido aumento do número de casos no mundo.

“Alguns estudos anteriores já haviam mostrado a presença ocasional de DNA viral em amostras e em pacientes, mas aqui mostramos que ele está frequentemente presente em vários fluidos biológicos, particularmente na saliva, durante a fase aguda da doença e até 16 dias após o início dos sintomas em um paciente”, disse explicando Aida Peiró, uma das investigadoras do ISGlobal através de um comunicado.

Em uma investigação realizada em 13 de junho deste ano, fragmentos do vírus da varíola dos macacos foram detectados no sêmen de uma série de pacientes na Itália, levantando dúvidas sobre a possibilidade de transmissão sexual da doença, segundo informações divulgadas por cientistas.

Em 2 de junho, pesquisadores do Hospital de Roma e do Centro de Pesquisa de Doenças Infecciosas do Instituto Spallanzani foram os primeiros a destacar evidências do vírus da varíola no sêmen de quatro pacientes italianos em um relatório.

De acordo com uma nova investigação da OMS, esta é uma descoberta importante que vai ajudar a perceber como mitigar a doença, que já conta com 9.200 casos em todo o mundo. Originalmente encontrada no Reino Unido, Portugal e na Espanha, a varíola já está presente em 63 países, no Brasil foram registrados 310 casos, segundo o Ministério da Saúde.

Fontes