Uso excessivo de celulares e ascensão das redes sociais contribuem para a violência escolar

15 de agosto de 2025
O ambiente escolar, que deveria ser imune a situações de violência, infelizmente está cada vez mais suscetível a esse fenômeno. Os casos acontecem não apenas na forma de ataques de violência extrema, mas também dentro da própria comunidade escolar. Para abordar as causas desses episódios, o USP Analisa desta quinta (14) conversa com os pesquisadores Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave e Samia Mercado Alvarenga, que atuam no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da USP em Ribeirão Preto.
- Tecnologia
Para Scorzafave, o aumento do uso de redes sociais pelos jovens tem relação com os ataques de violência extrema, que passaram a ser registrados no País a partir de 2002. “Os estudos que têm saído recentemente mostram que fatores como a criação de comunidades, muitas vezes virtuais, em que as pessoas anonimamente conseguem se engajar e ser escutadas por grupos que têm o mesmo tipo de pensamento, acabam estimulando esse tipo de ato”, explica ele.
Segundo o pesquisador, em geral, os responsáveis pelos ataques passaram por situações de sofrimento – como bullying, brigas, exclusão e rejeição – durante a infância e adolescência dentro da própria escola. “É algo que fica muito marcado na pessoa e ela acaba usando a escola como um alvo, como uma uma vingança por todo aquele sofrimento que a escola causou”, afirma Scorzafave.
- As redes
Samia destaca ainda que as redes sociais estigmatizam determinados padrões, o que traz aos jovens dificuldades de lidar e aceitar o diferente. Além disso, para a pesquisadora, a polarização política pela qual o País tem passado nos últimos anos e a disseminação de discursos de ódio também contribuíram para um acirramento das agressões. “A escola precisa preparar o aluno para sociabilizar também. Não é só para fazer as provas, ele precisa resolver os conflitos, ele precisa aceitar o diferente e conviver com o diferente de forma pacífica. E talvez a gente esteja negligenciando um pouco essa parte”, afirma ela.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Jornal da USP. Uso excessivo de celulares e ascensão das redes sociais contribuem para a violência escolar, 14 de agosto de 2025

