Usina nuclear de Zaporizhzhia 'à beira de um acidente nuclear e de radiação'

Fonte: Wikinotícias

22 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica caracterizou a Usina Nuclear de Zaporizhzhia como "extremamente vulnerável" depois que a maior usina atômica da Europa na Ucrânia ocupada perdeu energia externa e teve que mudar para seus geradores a diesel de emergência.

Esta foi a sétima vez que a usina nuclear perdeu energia desde a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, disse o chefe da agência de vigilância nuclear da ONU, Rafael Grossi. "A situação de segurança nuclear na usina [é] extremamente vulnerável", disse ele em um tweet. A energia foi restaurada mais tarde, mas Grossi apelou para que o bombardeio parasse ao redor da usina ocupada pelos russos.

"Devemos concordar em proteger [a] fábrica agora; esta situação não pode continuar", disse ele em seu último tweet.

A equipe da AIEA está posicionada na fábrica, ocupada por tropas russas. Os seis reatores nucleares da usina, que são protegidos por um abrigo reforçado capaz de resistir a um projétil ou foguete errante, foram desligados. Mas uma interrupção no fornecimento elétrico pode desabilitar os sistemas de refrigeração, essenciais para a segurança dos reatores, mesmo quando eles estão desligados. Os geradores a diesel de emergência, que segundo as autoridades podem manter a usina em operação por 10 dias, podem não ser confiáveis.

A Energoatom, empresa nuclear estatal da Ucrânia, anunciou que a energia foi restaurada na usina, mas soou o alarme de que a instalação está "à beira de um acidente nuclear e de radiação". A agência alegou que o bombardeio russo causou a perda da última linha de transmissão de alta tensão para a usina no sul da Ucrânia ocupada pela Rússia, a cerca de 500 quilômetros (311 milhas) de Kiev.

Não foi possível verificar de forma independente essa alegação.

Os combates, principalmente de artilharia, ao redor da usina alimentaram o temor de um desastre como o de Chernobyl, no norte da Ucrânia, em 1986. Quando um reator explodiu e expeliu radiação mortal, contaminando uma vasta área na pior catástrofe nuclear do mundo.

Fontes