Ir para o conteúdo

Urânio enriquecido do Irã será levado aos Estados Unidos, diz Trump

De Wikinotícias

18 de abril de 2026

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa sexta (17), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou que o urânio iraniano será transportado para os Estados Unidos. Ele também declarou que Washington auxiliaria Teerã na extração do urânio das instalações nucleares que foram alvo de ataques americanos no ano anterior.

Trump fez a declaração apesar de o Ministério das Relações Exteriores do Irã ter indicado que as reservas de urânio enriquecido da República Islâmica não seriam transferidas "a lugar nenhum".

"Vamos consegui-lo entrando no Irã, com muitas escavadeiras", afirmou Trump em um discurso para apoiadores do movimento conservador Turning Point USA em Phoenix, Arizona. "Precisamos das maiores escavadeiras que vocês podem imaginar", complementou, e que "mas iremos juntos com o Irã. Vamos obtê-lo. Vamos levá-lo de volta para casa, para os Estados Unidos, muito em breve".

Na versão de Trump, o governo do Irã teria concordado com "devolver o 'pó' nuclear". Os Estados Unidos alegam que a substância pode ser utilizada na produção de armas nucleares. Trump declarou que a principal exigência de seu país é que o Irã nunca desenvolva uma arma desse tipo.

O presidente dos Estados Unidos também afirmou que o Irã concordou em permanecer sem armas nucleares por mais de duas décadas. "Temos uma declaração, muito forte, de que eles não terão armas nucleares por mais de 20 anos", disse.

Trump declarou que não havia mais "pontos conflitantes" a serem resolvidos para alcançar um acordo de paz com o Irã. À agência de notícias AFP, ele afirmou que o acordo com o país estava "muito perto". Trump fez seus comentários depois de publicar uma série de postagens nas redes sociais elogiando os progressos na reabertura do Estreito de Ormuz.

Fontes