Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro adia volta às aulas por causa da gripe suína

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Notícias relacionadas
Pessoas na Cidade do México vestindo máscaras em um trêm pelo vírus H1N1
Mais informações sobre a Gripe:


Agência Brasil

4 de agosto de 2009

Rio de janeiro, RJ,Brasil


A Universidade Federal Rural do Rio de janeiro (UFRRJ), em Seropédica, região metropolitana do Rio de janeiro, adiou para o dia 17 o início do segundo período letivo, que estava programado para a próxima segunda-feira (10). A pró-reitora de Ensino de Graduação da universidade, Nídia Majerowicz, disse que a decisão tem caráter preventivo e foi adotada para evitar o contágio pelo vírus Influenza H1N1, causador da gripe suína.

Segundo a professora, até o momento, não foi detectado nenhum caso de influenza A (H1N1) na universidade. A decisão de adiar a volta às aulas foi tomada após reuniões entre os responsáveis pela área de saúde na universidade e representantes da secretarias de Saúde da região e do estado do Rio de janeiro.

“O que existe é uma preocupação com prevenção, porque temos um alojamento na universidade onde moram 2 mil estudantes que vêm do Brasil inteiro e também de outros países”, disse Nídia, em entrevista à Agência Brasil. Pelo restaurante universitário, circulam diariamente cerca de 3.500 pessoas, lembrou a professora.

Além disso, 32 universitários estrangeiros, a maioria africanos, vão participar do segundo semestre letivo na Universidade Federal Rural do Rio de janeiro. A presença deles na UFRRJ é resultado de convênio entre o Brasil e outros países em desenvolvimento.

Por isso, as secretarias de Saúde recomendaram o adiamento do reinício das aulas à espera do aumento das temperaturas. “Esse tipo de vírus tem muita facilidade de se propagar em temperaturas baixas. A expectativa é que, adiando [as aulas], as condições ambientais sejam menos favoráveis à disseminação da doença”, afirmou a professora.

De acordo com a pró-reitora da UFRRJ, outras universidades estão estudando a possibilidade de adiar o reinício das aulas por causa da gripe suína.

Fonte


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati