Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro adia volta às aulas por causa da gripe suína

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Notícias relacionadas
Pessoas na Cidade do México vestindo máscaras em um trêm pelo vírus H1N1
Mais informações sobre a Gripe:


Agência Brasil

4 de agosto de 2009

Rio de janeiro, RJ,Brasil


A Universidade Federal Rural do Rio de janeiro (UFRRJ), em Seropédica, região metropolitana do Rio de janeiro, adiou para o dia 17 o início do segundo período letivo, que estava programado para a próxima segunda-feira (10). A pró-reitora de Ensino de Graduação da universidade, Nídia Majerowicz, disse que a decisão tem caráter preventivo e foi adotada para evitar o contágio pelo vírus Influenza H1N1, causador da gripe suína.

Segundo a professora, até o momento, não foi detectado nenhum caso de influenza A (H1N1) na universidade. A decisão de adiar a volta às aulas foi tomada após reuniões entre os responsáveis pela área de saúde na universidade e representantes da secretarias de Saúde da região e do estado do Rio de janeiro.

“O que existe é uma preocupação com prevenção, porque temos um alojamento na universidade onde moram 2 mil estudantes que vêm do Brasil inteiro e também de outros países”, disse Nídia, em entrevista à Agência Brasil. Pelo restaurante universitário, circulam diariamente cerca de 3.500 pessoas, lembrou a professora.

Além disso, 32 universitários estrangeiros, a maioria africanos, vão participar do segundo semestre letivo na Universidade Federal Rural do Rio de janeiro. A presença deles na UFRRJ é resultado de convênio entre o Brasil e outros países em desenvolvimento.

Por isso, as secretarias de Saúde recomendaram o adiamento do reinício das aulas à espera do aumento das temperaturas. “Esse tipo de vírus tem muita facilidade de se propagar em temperaturas baixas. A expectativa é que, adiando [as aulas], as condições ambientais sejam menos favoráveis à disseminação da doença”, afirmou a professora.

De acordo com a pró-reitora da UFRRJ, outras universidades estão estudando a possibilidade de adiar o reinício das aulas por causa da gripe suína.

Fonte


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati