União Nacional dos Estudantes encerra hoje o período de eleição e credenciamento de delegados para 54º congresso da entidade

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 23 de maio de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Às 22h da noite desse sábado (23) encerra-se o prazo para credenciamento dos delegados que comporão o 54º CONUNE, o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado bienalmente para decidir a nova gestão da entidade.

As inscrições foram realizadas em diferentes locais em cada estado do país, reunindo um total de quase 7 mil delegados, segundo o portal oficial da UNE. Em São Paulo, a "Sede das Entidades Estudantis", localizada na rua Vergueiro, região de grande concentração de pólos universitários, recebeu os estudantes desde às 9h (horário válido para todo o Brasil como início das inscrições) e permaneceu movimentada até o início da noite. No período entre o início de abril e a sexta-feira última (22), qualquer instituição de ensino superior do país teve a oportunidade de realizar eleições internas para escolher estudantes que representarão suas localidades no congresso da UNE. Eleitos, esse estudantes tiveram o dia de hoje para credenciarem-se enquanto delegados (representantes de seus centros de ensino) no evento da entidade. Uma vez inscritos, eles encontram-se formalmente na posição de poder de voto nos dias do Congresso.

O CONUNE será realizado entre os dias 3 e 7 de junho de 2015 na cidade de Goiânia, centro-oeste do país. Segundo a entidade, esse será o maio evento desde a reforma eleitoral feita na entidade em 2006. Além dos delegados, o evento é aberto para qualquer estudante interessado em participar, desde que seja realizada sua inscrição no site da UNE e paga uma taxa com valor variável a depender do dia do credenciamento. O Congresso organiza-se em alguns dias de debate, com participação de todos, e os restantes para a votação da gestão da entidade, em que votam exclusivamente os delegados eleitos. As eleições são representativas e o cargo de presidente da entidade é definido indiretamente. Os delegados podem escolher entre diferentes chapas inscritas para disputar a gestão, compostas por coletivos, partidos e alunos independentes. Após o encerramento da votação, a possibilidade de preencher cargos é distribuída proporcionalmente ao número de votos recebido por cada chapa. O site oficial da entidade disponibiliza maiores informações sobre o evento, bem como as etapas para integrá-lo.

Fontes