Uma década após o desastre do petróleo BP, Golfo do México ainda mostra cicatrizes

Fonte: Wikinotícias

Nova Orleães, Louisiana • 9 de agosto de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Dez anos depois que a explosão da plataforma de petróleo Deepwater Horizon matou 11 trabalhadores, feriu mais 17 e vazou 800 milhões de litros de petróleo no Golfo do México, a devastação ecológica provou ser difícil de reverter e fez com que a indústria do petróleo estivesse determinada a evitar uma repetição cara.

Os cientistas dizem que grandes áreas do Golfo podem nunca mais ser as mesmas. A petroleira BP, com sede em Londres, que alugou a sonda condenada e sofreu um dos piores olhos roxos da história corporativa, insiste que o mesmo pode ser dito de si mesma.

"O acidente da Deepwater Horizon mudou nossa empresa para sempre", disse Jason Ryan, diretor de relações públicas da BP, à VOA. "Estamos empenhados em ajudar a restaurar o Golfo e em nos tornar uma empresa mais segura."

Tais declarações não são apenas faladas de acordo com Eric Smith, diretor associado do Instituto de Energia da Universidade Tulane em Nova Orleans.

"As empresas de petróleo estão gastando mais dinheiro em equipamentos de perfuração offshore que estão mais seguros do que nunca", disse ele, "e a equipe que opera esses equipamentos está mais bem treinada".

Na década desde o desastre, a BP reservou US$ 69 bilhões para ajudar a reparar dezenas de milhares de quilômetros quadrados na região do Golfo danificada pelo derramamento. Apesar dos gastos, os cientistas continuam a documentar as maneiras pelas quais o maior derramamento de óleo em alto-mar da história americana prejudicou um dos ecossistemas aquáticos mais produtivos do mundo.

"Muito progresso foi feito em 10 anos", disse Dustin Renaud, diretor de comunicações da organização ambiental sem fins lucrativos Healthy Gulf. "Há uma quantidade de dinheiro sem precedentes sendo gasta para consertar o Golfo do México, mas também há uma quantidade sem precedentes de danos que precisam ser consertados."

Ele citou o local subaquático do derramamento como um exemplo particularmente comovente.

"Estamos vendo que o óleo velho ao redor do poço parece estar atraindo comunidades de caranguejos", disse ele. "Mas muitos caranguejos são deformados porque o óleo é veneno. Então, você tem esses caranguejos deformados vindo para acasalar, mas quando eles tentam, eles ficam doentes demais para se reproduzir. Esse tipo de coisa não acontecia antes do vazamento e não seria fácil de consertar. "

Uma explosão abalou o Golfo

"Eu nunca participei de tantas teleconferências em minha vida quanto durante as primeiras semanas após a explosão em Deepwater", disse David Muth, diretor do programa de restauração do Golfo da National Wildlife Federation, à VOA.

Enquanto os ambientalistas trabalhavam sem parar para proteger as áreas costeiras, a BP tentava freneticamente cobrir a cabeça de um poço a cerca de 1.500 metros abaixo da superfície.

Com o passar dos dias e o derramamento de petróleo no Golfo, ficou claro para Muth e outros que o impacto ecológico seria severo e duradouro.

"Quanto mais eu ouvia, pior ficava", disse Renaud.

A BP fez uma série de esforços para conter o vazamento, desde o lançamento de um balão subaquático de quatro andares até o lançamento de "tiros de lixo" - uma mistura de bolas de golfe, bolas de borracha e outros detritos - no poço rompido.

"Parecia que todos os dias eles tentavam algo diferente", lembra Smith.

O óleo vazou no Golfo por 87 dias, durante os quais uma engenhoca de dois andares conhecida como pilha de cobertura foi construída do zero para selar o poço.

Renaud culpou a BP por não ter um capping stack disponível e disse que a quantidade de tempo que levou para interromper o vazamento pareceu uma traição pela empresa, que garantiu a ambientalistas e reguladores durante anos que a perfuração em profundidades menores poderia ser feita com segurança.

"Eles sempre nos disseram que qualquer que fosse o derramamento e onde quer que ocorresse - eles seriam capazes de pará-lo em 24 horas", disse ele. "Este custou 87 vezes mais, e nosso ecossistema ainda está pagando por isso."

Ecossistema alterado

O petróleo atingiu mais de 2.000 quilômetros de costa, estendendo-se pelo Texas, Louisiana, Mississippi, Alabama e Flórida.

Mais de 100.000 pássaros marinhos morreram devido à exposição ao óleo junto com dezenas de milhares de tartarugas marinhas. As mortes de golfinhos registradas no Golfo mais do que triplicaram na última década. Uma das subespécies mais ameaçadas do mundo, as baleias Bryde do Golfo do México, viram seu número cair 22% e hoje estima-se que sejam menos de 100.

Por tudo o que foi documentado, Muth alertou que o que ainda não se sabe é igualmente preocupante.

"Todos nós amamos esses golfinhos carismáticos semelhantes à megafauna, mas isso é realmente apenas a ponta do iceberg", disse ele, acrescentando que a extensão total da devastação no fundo do oceano pode nunca ser totalmente compreendida.

"Existem espécies no fundo do Golfo que só descobrimos que existiam nas últimas décadas, então não temos os dados básicos para dizer o quanto foram danificadas", disse ele. "E há espécies mais distantes da costa que não vemos com frequência. Se um tipo de golfinho que vive no meio do Golfo não chega à costa, não sabemos que morreu por causa do petróleo. "

Uma indústria incerta

O ecossistema do Golfo não está sozinho em sofrer mudanças após o derramamento de óleo.

"Foi um quadro muito mais otimista para a perfuração offshore do Golfo do México há 10 anos", disse Smith, observando que a administração Obama impôs uma moratória sobre novas perfurações após o derramamento. O governo também buscou aumentar a inspeção dos preventivos de explosão, um componente projetado para interromper o fluxo de óleo durante uma emergência que falhou na Deepwater Horizon.

Muitas ações ambientais executivas da era Obama foram revertidas pelo governo Trump. As organizações de conservação responderam com ações judiciais para manter as restrições e medidas de segurança.

"Estas são as regras destinadas a impedir que aconteça outro derramamento de óleo da BP", disse Renaud. "Só porque não tivemos um grande derramamento de óleo em 10 anos não significa que é hora de começar‘ Perfure, baby, perfure ’novamente."

Década de Mudança

Apesar das divergências, ambientalistas e defensores da energia concordam que esforços sem precedentes foram feitos para reparar o precioso ecossistema do Golfo do México.

"Louisiana, sozinha, está gastando um bilhão de dólares em projetos de restauração costeira, e muito desse dinheiro veio da BP", diz Muth. "Não seremos capazes de fazer tudo o que precisamos ou queremos fazer, mas não há como negar que esse tipo de dinheiro é inédito."


As empresas de petróleo, por sua vez, têm incentivos claros para evitar vazamentos futuros, de acordo com Smith, que diz que os padrões de segurança foram elevados para a perfuração offshore para proteção contra outro desastre - não apenas no Golfo, mas em todo o mundo.

"O equipamento está muito mais seguro hoje", disse Smith. "Em parte por causa do derramamento [BP], os padrões mais rígidos são [encontrados] no Golfo do México e no Mar do Norte."

O professor de Tulane aponta para a criação de organizações patrocinadas pelo setor, como a Marine Well Containment Company, para manter um estoque de equipamentos especializados - incluindo as pilhas de cobertura que faltavam à BP em 2010 - para fechar rapidamente um poço submarino rompido.

Cinco pilhas de cobertura atualmente aguardam em uma instalação MWCC perto de Corpus, Christi, Texas. Cada um tem como objetivo tampar um vazamento de óleo em diferentes profundidades, pressões e temperaturas do oceano.

Ao mesmo tempo, Smith adverte que a perfuração offshore nunca pode estar totalmente isenta de riscos.

"Acho que fizemos isso para que uma situação exatamente como Deepwater nunca mais aconteça", diz ele. "Mas acho que foi Mark Twain quem disse que, embora a história não se repita, muitas vezes rima. Nunca podemos ter certeza de qual será o próximo desastre, mas o petróleo que obtemos do Golfo é muito importante para o abastecimento de energia de nosso país para ser abandonado. É nosso trabalho aprender com os erros do passado e tentar estar pronto para o próximo. "


Fonte