Um milhão de sírios retornaram do exterior desde a queda de Assad, diz ONU
24 de setembro de 2025
Nessa quarta (24), desde a derrubada do regime do ex-presidente Bashar al Assad, em dezembro passado, um milhão de refugiados sírios retornaram ao país vindos do exterior, informou a ONU. A organização pediu mais apoio internacional para permitir que outros sírios possam retornar.
"Em apenas nove meses, um milhão de sírios regressaram ao país após a queda do governo de Bashar al Assad, em 8 de dezembro de 2024", afirmou o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) em um comunicado.
A agência também informou que 1,8 milhão de deslocados internos retornaram às suas regiões de origem após quase 14 anos de guerra civil.
Apesar de ter caracterizado esses retornos em grande escala como "um sinal da grande esperança e das altas expectativas que os sírios depositam na transição política do país", o Acnur advertiu que os repatriados se deparam com "enormes desafios".
Conforme um relatório do ACNUR divulgado no início deste mês, isso ainda equivale a menos de um quarto dos 4,7 milhões de refugiados sírios que, em agosto deste ano, permaneciam na Turquia, Líbano, Jordânia, Iraque e Egito, após serem forçados a deixar o país devido a anos de intenso conflito.
Filippo Grandi, líder do ACNUR, fez um apelo à comunidade global, ao setor privado e à diáspora síria para que "se unam e intensifiquem seus esforços para apoiar a recuperação", assegurando que o retorno voluntário ocorra de maneira digna e sustentável.
"Na minha área de origem não há nada, nem serviços, nem eletricidade", afirmou um dos entrevistados no relatório do ACNUR, e disse que "a primeira coisa de que precisamos é de um teto sobre nossas cabeças".
A maioria dos refugiados declarou não pretender voltar à Síria no próximo ano, citando a falta de moradia adequada, acesso limitado a emprego e questões de segurança como motivos. No entanto, 75% expressaram o desejo de retornar algum dia.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Um milhão de sírios retornaram do exterior desde a queda de Assad, diz ONU — Universo Online, 24 de setembro de 2025
- ((en)) Syria: Return of millions brings hope but challenges remain — ONU News, 24 de setembro de 2025

