Ucrânia relata combates intensos em Severodonetsk

Fonte: Wikinotícias

21 de junho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Ucrânia relatou na terça-feira ataques pesados ​​na região de Severodonetsk, enquanto as forças russas pressionam para obter o controle total da cidade oriental.

O governador de Luhansk, Serhiy Haidai, relatou intensos combates na fábrica de produtos químicos Azot em Severodonetsk, onde combatentes ucranianos e cerca de 500 civis estão abrigados.

Haidai também disse que as forças russas trouxeram “destruição catastrófica” para a cidade de Lysychansk, localizada do outro lado de um rio de Severodonetsk.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, reconheceu as dificuldades ao tentar defender a região leste do país, mas disse que as forças russas continuarão a encontrar resistência ucraniana.

“Temos as lutas mais difíceis lá. Mas temos nossos caras e garotas fortes lá”, disse Zelenskyy em seu discurso noturno na segunda-feira, acrescentando que “os ocupantes recebem uma resposta às suas ações contra nós.”

Na segunda-feira, Zelenskyy acusou a Rússia de manter a África “refém” ao bloquear as entregas de trigo e contribuir para o aumento dos preços dos alimentos no continente.

Em um discurso em vídeo para líderes da União Africana, Zelenskyy disse: “Esta guerra pode parecer muito distante para você e seus países. Mas catastroficamente, o aumento dos preços dos alimentos já trouxe para casa milhões de famílias africanas.”

A Rússia nega que esteja bloqueando as exportações de trigo da Ucrânia e culpa as sanções impostas pelos países ocidentais pelo aumento dos preços globais dos alimentos.

Fontes