Ucrânia propõe sanções contra o Irã

Fonte: Wikinotícias

29 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, apresentou no domingo um projeto de lei propondo sanções contra o Irã por 50 anos. O rascunho ocorre após o ataque maciço de drones da Rússia contra Kiev durante a noite, o maior desde o início da invasão da Ucrânia.

O chefe de gabinete de Zelenskyy, Andriy Yermak, disse no domingo que o projeto de lei é uma resposta ao que Kiev diz ser o fornecimento de armas de Teerã a Moscou. O projeto inclui uma proibição total do comércio com o Irã, de investimentos e transferência de tecnologias. Se o projeto de lei se tornar lei, a Ucrânia proibirá o trânsito iraniano pelo território ucraniano, bem como o uso de seu espaço aéreo e congelará os ativos iranianos.

Kiev e seus aliados acusaram o Irã de fornecer armas à Rússia, incluindo centenas de drones, desde que Moscou invadiu a Ucrânia no ano passado. Teerã rejeita as acusações.

Inicialmente, o Irã negou o fornecimento de drones Shahed para a Rússia, mas depois disse que havia fornecido um pequeno número antes do início do conflito. A Ucrânia disse que a Rússia usou os drones em grandes ataques a cidades e infraestrutura.

Durante a noite de sábado, a Rússia lançou o “ataque mais maciço” à cidade com o drone Shahed, disse Serhii Popko, um oficial militar de Kiev. O ataque durou mais de cinco horas, com a defesa aérea derrubando 52 dos 54 drones, alegou a Ucrânia.

Um homem de 41 anos foi morto e uma mulher de 35 anos foi hospitalizada devido aos escombros que caíram sobre um prédio de sete andares e iniciaram um incêndio, disse o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko.

O ataque noturno ocorreu no momento em que Kiev se preparava para comemorar o aniversário de sua fundação, há mais de 1.500 anos.

Fontes